ADS

Destaques

Ocultar seu servidor em rede NetBios

Quando falamos em compartilhamento, estamos falando em compartilhar recursos em alguma rede, e através do Windows, isto é feito através do protocolo NetBios ou "SMB". Um dos grandes problemas, é que o Windows, por padrão, ao ativar qualquer serviço de compartilhamento, o servidor fica visível na rede inteira, mesmo que tente proteger os recursos de rede com senhas e nomes de usuários fortes, uma coisa simples que pouca gente saiba, e que é muito útil para ocultar servidores e computadores dos setores estratégicos de uma empresa, é a função de ocultá-lo da rede.



Ocultando o seu precioso servidor em Rede Windows
Ocultando o servidor, ele continua oferecendo os recursos à rede, porém, ele não é listado mais na pasta "Ambiente de Rede" ou "Meus Locais de Rede". Colocando na barra de endereço o caminho exato, você poderá acessar os recursos do servidor ou computador normalmente, isto só faz ocultar o ícone nas opções padrões da rede.
Digte no prompt de comando o seguinte comando:

NET CONFIG SERVER

Veja o que ocorre na imagem abaixo, e veja como alterar para ocultar o servidor:

Digitando agora:

NET CONFIG SERVER /hidden:yes

Logo após será exibido que o comando foi executado com sucesso. Digitando novamente sem a opção "/hidden:yes", veja que o serviço de ocultar servidor está ativo.
Para exibir seu servidor em rede novamente, use o comando:

NET CONFIG SERVER /hidden:no

Então, passa à ser visível na rede novamente.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário abaixo e curta Tutorial TI no facebook!