ADS

Destaques

O que é HSTS e como configurar seu site para usar?

Quando você utiliza um certificado SSL para um website, você tem como opção abrir o site tanto em HTTP ou em HTTPS. O redirecionamento sempre é realizado via programação, quando o site é aberto e precisa ir para um ambiente seguro.

No entanto, há casos em que um site precise ser sempre carregado em HTTPS, pois trata-se de uma aplicação e esta possivelmente já esteja logada, como facebook por exemplo.

Se você digitasse no navegador "facebook.com" e simplesmente soubesse que sua conexão estaria usando o comum e tradicional formato sem criptografia, todos na rede poderiam interceptar o tráfego de dados.

Mas, como o facebook consegue fazer uma conexão ir diretamente ao facebook.com sem passar pela porta 80?

O segredo disto está na configuração de HSTS.

A configuração de HSTS informa que o site utiliza uma política para que seja aberto sempre com a tecnologia SSL, então se configurado, o navegador saberá que se a pessoa digitar na barra de endereços apenas "facebook.com", deverá acessar a versão "https://facebook.com" ao invés de "http://facebook.com" e assim garantir que a página inicial seja completamente segura com criptografia habilitada, para que ninguém veja sua timeline.

Veja um exemplo da configuração, que é configurada no cabeçalho HTTP:

strict-transport-security:max-age=15552000; preload

Esta é a configuração atual do site do facebook, mas outros usam esta tecnologia, inclusive aqui, o Tutorial TI também implementou, para que você possa visualizar as postagens e compartilhar seus comentários de forma segura.

max-age: Define em segundos quanto tempo o navegador deve manter em cache para preferir abrir o site em HTTPS ao invés de HTTP.

preload: Permite ao navegador pré-carregar o cabeçalho HTTP e assim o site somente será aberto utilizando a tecnologia HTTPS. Sem ele, a primeira conexão ao site seria via HTTP, e então somente a partir daí, após fechar o navegador e abrir novamente, que passaria a utilizar a informação recebida em cache. Se o site não possui HTTPS (SSL), o site fica inacessível com esta opção.

Se você tem seu site mas ainda não possui um certificado SSL, é muito importante ter, mesmo que o site tenha apenas conteúdos estáticos ou públicos, pois isto ajuda na relevância da pesquisa de mecanismos de busca, como o Google e Bing, que possuem diversos algorítimos para definir uma classificação de um site.

2 comentários:

  1. Olá,
    Bem esclarecedor o texto de vocês.
    Estou tentando implementar em meu site,mas não basta colocar está linha:
    strict-transport-security:max-age=15552000; preload

    Outra coisa,passei o site de vocês nesta ferramenta https://hstspreload.org/ vocês não devem ter configurado corretamente,mostra erros

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário abaixo e curta Tutorial TI no facebook!