ADS

Destaques

Cloud Computing

Pela internet, vemos muitas páginas de desenvolvedores, desenvolvendo sistemas para que o usuário deixe de utilizar aplicações que são instaladas em seu próprio computador, criando um ambiente virtual onde oferece suporte para edição de arquivos, planílias como as do Excel, banco de dados, e também como exemplo, acesso ao MSN. A Sun Microsystems é uma das empresas que está apoiando empresas para que venha ocorrer o sucesso deste tipo de tecnologia que é atualmente denominada como computação por nuvem.


Com os efeitos da crise econômica, desenvolvedores de informática, têm desenvolvido sistemas como NetBooks, onde oferece uma excelente performance para acesso à internet. Porém, fica limitado para executar outros programas, degradando muito a capacidade e sua velocidade, devido a sua pequena quantidade de memória RAM e velocidade do processador.
Com isto, a computação através da núvem, irá trazer a possibilidade dos processos mais críticos dos softwares, não serem feitos na máquina do cliente, e sim, pelos servidores, que são extremamente mais rápidos e poderosos, deixando-o usuário poder produzir mais, mesmo que esteja utilizando um computador extremamente simples.
O site icloud.com realizou, com sucesso, um projeto que iniciou-se por volta de 2004, um sistema operacional completo baseado no navegador Internet Explorer. Na época, era o navegador mais utilizado, então eles fizeram com que o sistema deles ficasse travado apenas para o navegador da microsoft. Por ele, os usuários conseguem ter acesso ao MSN, e-mails do tipo POP-3, conhecer novos amigos on-line, entrar em salas de chat de pessoas próximas, editor de textos, imagens, planílias, tudo online, dispensando qualquer outro aplicativo.
Existe um outro site, que eles fizeram até além, ao invés de deixar alguns recursos no navegador, o site freeonlinepc.com fez o que ninguém fez, VPS grátis. É uma espécie de um servidor virtual privado, porém público através de restrição de contas por usuários, para qualquer tipo de pessoa utilizar o sistema Fedora, através de uma conexão VNC, que é uma forma de conexão que sacrifica muito utilizadores de internet de banda estreita, devido transmitir imagens do tipo bitmap entre o servidor e o cliente. Todos os recursos, programas, e arquivos ficam no servidor, e não é utilizado o processador do cliente, exceto pelo próprio programa de acesso remoto poder controlar as imagens que chegam e as ações que vão.
O site computadora.de é um site que faz também este tipo de sistema, porém baseado em Flash, e apoiado pela Sun Microsystems. Ainda oferece 5 Gb de espaço em disco livre para ser utilizado à vontade.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário abaixo e curta Tutorial TI no facebook!