ADS

Destaques

Tutorial Configuração de Placa de Rede Sem Fio (wireless)

Muitas pessoas tem dúvidas sobre como configurar sua rede sem fio para melhor desempenho, mas aqui tem algumas dicas sobre a placa de rede sem fio mais encontrada em notebooks atualmente e suas definições, um manual que foi encontrado em inglês no site da Dell.



Configurações de Propriedades avançadas de WLAN Card (Dell utiliza Broadcom da Intel)
> Ativar/Desativar Rádio
> Afterburner
> Auto Promoção de SSID
> Bloquear definições da rede sem fio
> Cabeçalho PLCP de BSS
> Colaboração Bluetooth
> Consumo Mínimo de Energia
> Decisão de Roaming
> Diversidade da Antena
> Endereço MAC Administrado Local
> Ethernet Gerida por WZC
> Gerir Definições de Rede sem Fios
> IBSS Permitido
> Indicação de Ligação IBSS
> Limiar de Fragmentação
> Limiar de RTS
> Modo de Compatibilidade do AP
> Modo de Poupança de Energia
> Modo de Proteção IBSS 54g(tm)
> Modo IBSS 54g(tm)
> Modo Wake-Up
> Número do Canal WZC IBSS
> Potência de Saída
> Suporte de Células Mistas
> Suporte de Prioridade VLAN
> Tecnologia XPress (TM)
> Tendência de Roaming
> Velocidade
> WMM


Ativar/Desativar Rádio

Algumas vezes precisamos desligar o rádio da placa de rede sem fio para não interferir com o sinal de rádio em outros ambientes ou mesmo em outras redes que utilizam a mesma frequência de operação, ou mesmo dentro de um avião onde não é permitido manter dispositivos de rádio ativados.

Ativado (padrão) - Mantém ativado o rádio da placa de rede sem fio.
Desativado - Desliga o rádio mesmo com a placa ativa.

Afterburner

Uma implementação feita pela Broadcom em suas redes sem fio para alcançar um nível de transferência de dados superior entre suas próprias placas. Por padrão, o recurso é desativado.

Desativado (padrão) - Desativa o recurso Afterburner.
Ativado - Ativa o recurso Afterburner.

Auto Promoção de SSID

Permite que seja emitido através da placa de rede sem fio a definição atual da rede onde está configurado. No caso de rede Ad hoc (ponto-a-ponto) é necessário habilitar para que outros computadores possam visualizar a sua rede configurada em seu computador, e conectar-se à ela.

Desativado (padrão) - Desativa o envio de identificação de rede.
Ativado - Envia o sinal da definição de rede para qualquer dispositivo de rede sem fio.

Bloquear definições de rede sem fio

Novas configurações realizadas na rede sem fio, serão descartadas, e a placa de rede sem fio manterá configurações salvas anteriormente para conectar-se às redes.

Desativado (padrão) - Tudo o que for realizado tornará efeito na rede sem fio.
Ativado - Novas alterações serão descartadas.

Cabeçalho PLCP


O Cabeçalho PLCP é usado durante a transmissão entre velocidades de 5 à 11 Mbps na topologia 802.11b, enviando em cada pacote um cabeçalho à mais, para realização de teste, evitando interferências e ruídos do ambiente. Este tipo pode ser Longo ou Automático (curto/longo).

Automático (Curto/Longo) (padrão)
Longo

Colaboração Bluetooth

A colaboração Bluetooth habilita a entrada/saída de transmissão compactada sobre o protocolo IEEE 802.11 e o chip Bluetooth faz o possível para minimizar a interferência entre a rede wi-fi durante a transmissão de dados. A colaboração Bluetooth é ativada por padrão.

Ativado(padrão)
Desativado

Consumo Mínimo de Energia

Quando ativado, esta propriedade habilita o cliente wireless para desligar o rádio e não realizar buscas quando a rede do cliente estiver dissociada ou quando o computador estiver em estado de espera.

Ativado (padrão)
Desativado

Decisão de Roaming

O valor da força do sinal que determina quando o adaptador de rede sem fio começa a buscar por outros pontos de acesso.
The signal strength value that determines when the Dell Wireless WLAN Card starts scanning for other APs.

Padrão (Padrão) - 75 dB
Otimizar largura de Banda - 65 dB
Otimizar Distância. - 85 dB

Diversidade da Antena

A função de Diversidade da Antena incluída na maioria dos equipamentos de wireless que utilizam duas antenas, Main e Aux. Quando configurado para "Automático", Diversidade da Antena monitora o sinal de cada antena e automaticamente seleciona para a que tem o melhor sinal.

Automático (padrão)
Auxiliar (Aux)
Principal (Main)

Endereço MAC Administrado Local

A administração local do endereço MAC é para o usuário definir um endereço MAC para ser utilizado em um lugar de um endereço atribuído para o adaptador de rede sem fio de fábrica, possibilitando utilizar um específico. Cada adaptador possui um único endereço MAC, mas pode ocorrer de dois adaptadores (muito dificilmente) possuirem o mesmo endereço. Esta administração local do endereço consiste em um número hexadecimal de 12 dígitos.

Valor. Determine o valor de 12 dígitos para o endereço MAC do adaptador sem fio.
Não presente (Padrão). Utiliza o endereço determinado pela fábrica para o adaptador de rede sem fio.

O apropriado endereço e exceções para a administração local de endereço incluem os seguintes parâmetros:
Entre 00:00:00:00:00:01 para FF:FF:FF:FF:FF:FD.
Não utilize endereços de multicast (significa que o mínimo bit do byte = 1).
Não utilize apenas tudo 0 ou tudo F.

Ethernet Gerida por WZC

Se a Ethernet Gerida por WZC estiver ativada, a Configuração Zero de Rede Sem Fio (WZC) é ativada para gerenciar as conexões de dispositivos Ethernet 802.1x em seu computador. Esta configuração aplica-se apenas para o aplicativo que gerencia o adaptador de rede sem fio.

Desativado (padrão)
Ativado

Gerir Definições de Rede sem Fios

Quando "Gerir Definições de Rede sem Fios" estiver ativado, você poderá configurar e gerir as definições da rede sem fio através de qualquer utilitário de rede sem fio.

Ativado. (padrão)
Desativado.

IBSS Permitido

Esta propriedade configura a habilidade para você utilizar programas como o "Dell Wireless WLAN Card Utility", assistente de conexão sem fio para criar ou conectar em uma rede do tipo ponto-a-ponto (ad hoc). O administrador de rede de trabalho poderá pedir para desativar este recurso para propósitos de segurança.

Ativado. (Padrão)
Desativado.

Indicação de Ligação IBSS

Limiar de Fragmentação
O Máximo tamanho em bytes que cada pacote estando fragmentado e transmitido em várias partes do que uma parte de uma vez só. Disponível em valores de 256 para 2346.

O valor padrão é 2346.

Limiar de RTS

Se o número de frames nos dados do pacote é um valor até o "Limiar de RTS", uma requisição para enviar/apagar para enviar é enviada antes de continuar a enviar o pacote com os dados. O valor padrão é 2347. O valor varia entre 0 para 2347.

Modo de Compatibilidade do AP

Alguns Pontos de Acesso podem ter implementações indevidas dos padrões IEEE 802.11. Configurando esta propriedade, você habilita seu "Dell Wireless WLAN Card" para uma comunicação melhor com cada Ponto de Acesso, mas pode demandar uma queda de performance. A configuração padrão desativa o recurso de compatibilidade, tornando como base a performance.

Alta Performance (Padrão)
Modo de compatibilidade

Modo de Poupança de Energia

A propriedade "Modo de Poupança de Energia" é utilizada para colocar o cliente wireless dentro do padrão de economia de energia IEEE 802.11. Quando esta propriedade está habilidada, o rádio é desligado periodicamente para conservar a energia. Quando o radio está desligado, os pacotes são guardados no Ponto de Acesso mais próximo para quando o rádio voltar a ser religado. A rápida configuração permite total rapidez com economia de energia.

Rápido (padrão)
Ativado
Desativado

Modo de Proteção IBSS 54g(tm)

Um mecanismo de pré fixar em cada frame com uma requisição de enviar/apagar para enviar (RTS/CTS) complementando o código CCK de sequência de frames. A duração de cada RTS e CTS deve permitir que o nó IEEE 802.11b configure corretamente a área da rede (NAV) e previna colisões com os frames subsequêntes. Requerido por Wi-Fi®, mecanismos de proteção são habilitados automaticamente quando um IEEE 802.11b inicia uma rede BSS. Se não há um IEEE 802.11b "STA joins", então não há um mecanismo de proteção e é utilizado o padrão IEEE 802.11g para a melhor performance.

Automático.
Desativado.

Modo IBSS 54g(tm)

O Modo IBSS 54g(tm) é utilizando para configurar uma conexão do tipo ad hoc (ponto-a-ponto). As seguintes opções estão disponíveis:


Modo 802.11b (padrão). Conexões apenas com redes IEEE 802.11b. Serão excluídas redes no padrão IEEE 802.11g.
Modo 802.11g. Apenas conexões com redes em IEEE 802.11g para altíssimas velocidades.

Modo Wake-Up

Permite acordar o computador através de pacotes especiais através do adaptador de rede sem fio.

Desativado (padrão)
Ativado.

Número do Canal WZC IBSS

O número do canal WZC IBSS é uma propriedade para selecionar de forma básica e independende o serviço do número do canal para qual o WZC vai operar e configurar sua conexão de rede sem fio.

O padrão é o canal 11.

Potência de Saída

Define a quantidade de energia para ser utilizada pelo adaptador de rede sem fio. Normalmente, em porcentagem.

100% (padrão)
75%
50%
25%

Suporte de Células Mistas

Uma implementação para suportar o envio de vários pacotes ao mesmo tempo. Disponíveis apenas para adaptadores da Broadcom. Por padrão, esta opção é desativada.

Desativado (padrão)
Ativado.

Suporte de Prioridade VLAN

Se o suporte de células mistas estiver habilitado, será analisado qual pacote que acabou de chegar tem prioridade maior no tráfego dos dados.

Tecnologia XPress (TM)

Tecnologia Xpress™ é uma tecnologia de frames que melhoram a transferência máxima de pacotes reempacotados para que mais dados possam ser enviados por frame. A tecnologia Xpress™ é desativada por padrão.

Desativado (padrão). Desativa a tecnologia Xpress™.
Ativado. Ativa a tecnologia Xpress™.

Tendência de Roaming

Esta propriedade ajusta a limiar de roaming para o adaptador de rede sem fio.

Moderada (default). Mudar de Ponto de Acesso tehndo uma força de sinal de no mínimo 20 dB melhor do que o ponto de acesso atual.
Agressiva. Mudar de Ponto de Acesso tendo uma força de sinal no mínimo 10 dB melhor do que o ponto de Acesso atual.
Conservadora. Mudar de Ponto de Acesso tendo uma força de sinal de no mínimo 30 dB melhor do que o Ponto de Acesso atual.

Velocidade

Esta propriedade permite para você especificar a velocidade (em Mbit/s) da qual os dados são transferidos. A possibilidade são várias como: 1, 2, 5.5, 6, 9, 11, 18, 24, 36, 48 e 54. O padrão é configurado para usar a melhor velocidade. Isto é configurado automaticamente pelos ajustes de transmissão para ótima taxa baseada nas capacidades dos clientes e dos pontos de acesso.


Observação: Por padrão, o valor desta propriedade é configurado para máxima performance. De qualquer forma, não é recomendado usuários residencias mudarem este valor. Isto deve ser tratado com o administrador de redes. Alguns casos, o cliente demora para encontrar a melhor velocidade, então o administrador encontrando, fixa esta velocidade para que o cliente não demore de forma demasiada a melhor velocidade.

WMM

Wi-Fi Multimedia (WMM™). A propriedade WMM property ativa a qualidade de serviço para audio, vídeo e aplicativos de conferência sobre a rede sem fio priorizando conteúdos de streams e otimizando a forma da rede alocar a velocidade entre a competição dos aplicativos.

Automático (padrão). Habilitado apenas se o Ponto de Acesso tiver serviços associados para economia de energia, e com capacidades de armazenar os pacotes.
Enabled. Sempre que o cliente entrar em estado de espera, o serviço de WMM continuará ativo, mesmo que o ponto de acesso não ofereça suporte para este recurso.
Disabled. O cliente wireless não tem suporte ao WMM.

3 comentários:

  1. Aristóteles Machado
    Obrigado pelo tutorial respondeu algumas duvidas minhas. Gostaria de saber o que devo fazer para a minha placa reconhecer dispositivos bluetooth. já ativei a colaboração bluetooth dela mas o windows ainda não reconhece nenhum dispositivo bluetooth. também já atualizei o driver da placa de rede broadcom 802.11g modelo BCM4315 mas não adiantou. poderia me ajudar? Obrigado. Fabio

    ResponderExcluir
  2. Placa de rede sem fio da topologia 802.11 não possui bluetooth integrado (exceto alguns de notebooks) mas a colaboração bluetooth significa apenas que a rede sem fio deixa de funcionar enquanto o bluetooth está funcionando, para não interferir no sinal, mas isto é só para adaptadores bluetooth compatíveis. Praticamente não há parada, há intervalos onde um trabalha, e o outro trabalha, não interferindo na frequência de um e de outro (já que ambos trabalham em frequências indênticas).

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário abaixo e curta Tutorial TI no facebook!