ADS

Destaques

Usando o F6 da Instalação do Windows XP sem disquete

Esta semana, estive com um pequeno problema em um computador de um de meus clientes. Este computador, notebook da linha intelbras, possui uma controladora do tipo AHCI diferente, da qual nem é possível instalar o Windows XP nativamente. Assim como o cliente havia pedido, pediu para instalar o Windows XP na máquina; e estava sem uma unidade de disquete externa, então veio a solução rápida e oportuna, o programa nLite.


Na caça dos drivers da controladora, que é uma Intel integrada ao chipset, percebi que o Windows Vista oferece suporte para drivers de controladora de disco rígido à partir do USB e de CD-ROM, além do antigo disquete; mas o nosso Windows XP que já tem mais de 10 anos; porém seguro e rápido (por até certo ponto de vista, tomando seus cuidados, obviamente) não oferece estes recursos facilitadores, e em nosso notebook, especificamente o i211 da Intelbras, não tem unidade de disquete (alguém sabe de algum notebook que tem unidade de disquete? E se souberem, nem precisa me falar!!).

Ao iniciar o programa, ele apresenta um menu intuitivo informando as opções que podem ser modificadas de sua instalação, a que utilizei foi apenas à de "Instalação de Drivers adicionais" do qual coloquei os drivers manualmente, no formato "CD Boot", onde os drivers são encaixados no arquivo "drivers.cab" da pasta x:\i386\ do CD, e então, ao finalizar o programa, ele gera uma imagem ISO para gravar direto em uma mídia.

Durante a escolha do driver, o nLite me sugeriu uma lista de drivers semelhantes para inserir no "CD Boot", e como eu não sabia qual era a controladora exatamente, resolvi pressionar CTRL e clicar em todas.

Ao final da gravação, da qual usei um CD-RW, totalizou menos de 350Mb, ou seja, o nLite retira aquilo que não é necessário como pastas de exemplos e ferramentas de migração, deixando apenas a instalação do windows e suas modificações.

Ao colocar o cd no notebook, a instalação deu-se início rapidamente, detectando-se o disco rígido, e por incrível que pareça, a unidade de cartão foi reconhecida (mesmo sem cartão) como unidade com espaço não particionado (talvez os drivers fazem uma ponte para funcionar o sistema sobre cartões de memória, provavelmente).

Instalação ocorrida perfeitamente.

Observação: Por segurança, o programa nLite foi executado em uma máquina virtual. O nLite pode ser usado para gravar o CD, mas em máquina virtual, isto não é possível, mas ele possui a função de gravar a imagem do CD em disco, podendo transferí-la para seu host para concluir o trabalho.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário abaixo e curta Tutorial TI no facebook!