ADS

Destaques

Windows XP mais rápido com 2 simples dicas

Screen-WindowsXP_Crop copyQuer deixar seu Windows XP mais rápido? Aqui vou apresentar duas dicas que farão seu computador, no momento de boot, aquela tela preta onde passa a barrinha azul, passar na frente do monitor em média de 2 à 4 vezes. Se seu computador tem esta média, talvez isto já foi realizado anteriormente, e para quem tem que esperar muito tempo, esta é uma ótima oportunidade para realizar, em apenas simples passos, acelerar o início de seu sistema.

O Windows XP, assim como todo o sistema NT, utiliza uma forma de carregamento tavez desordenado, porque cada driver que vai sendo carregado, chama outro em seguida, ou seja, pode ser diferente de usuário para usuário, e portanto, há arquivos que gravam a sequência utilizada pelo seu computador, para uma futura otimização de inicialização.


Porém, muitas pessoas não sabem como fazer estas otimizações simples, a principal, é a de desfragmentação do disco rígido, porém, um segredo que pouca gente sabe, é que o desfragmentador gráfico (em janela) não desfragmenta os arquivos de boot, e marcam eles para não serem movidos, ou seja, o usuário comum, não poderia desfragmentar para acelerar o boot.

A forma de como seu sistema é carregado, fica no arquivo layout.ini, que fica no diretório prefetch do windows. (Exemplo: X:\Windows\Prefetch\Layout.ini, sendo X a unidade de instalação do Windows).

Se quiser, abra o arquivo e veja como é carregado seu sistema operacional.

Agora, para desfragmentar o setor de boot, e alocar estes arquivos deste arquivo em ordem sequencial, siga estes passos:

Iniciar > Executar > CMD > Defrag X: –b

Sendo X a unidade de instalação do Windows, como no meu caso, é “H:”, mas no geral, é “C:”. Aguarde alguns minutos para terminar de desfragmentar conforme o arquivo layout.ini. Perceba que se você digitar “Defrag /?”, esta opção de “-b” não existe, justamente para que o usuário comum, não possa otimizar seu próprio computador.

Agora, temos uma outra dica muito essencial, durante o carregamento do boot, o Windows XP checa enquanto isto, um arquivo (que pode mudar de máquina para máquina) que fica também nesta pasta prefetch do windows, e pode ser deletado, fazendo com que o sistema não necessite checar para carregar, bastando apenas seguir o carregamento e iniciar, tornando-o muito mais rápido.

Siga estes passos para apagar os arquivos desnecessários de processo de checagem de boot:

Iniciar > Executar > CMD > del %windir%\Prefetch\NTOSBOOT-B00DFAAD.pf

Caso o arquivo não exista, pesquise no diretório se há algum arquivo iniciado por “NTOSBOOT”, e não se preocupe em mantê-lo, removendo-o para acelerar o processo de boot. De tempos em tempos, este arquivo é criado novamente, porém, devido a ordem sequencial ordenada, acaba ficando imperceptível a sua existência, não necessitando remover mais tarde (há não ser que se faça grandes modificações no sistema, como instalação de drivers, troca de placa de vídeo, instalação de placas wireless, usb, fireware, bluetooth, drivers virtuais, softwares pesados, etc).

Com este comando, o seu sistema irá iniciar mais rápido ainda, já que não irá realizar nenhuma checagem de carregamento, e ainda estará otimizado para iniciar sequencialmente, porque está desfragmentado.

Aproveite este tutorial, e deixe seu comentário se isto realmente melhorou a partida de seu computador.

Este tutorial se aplica à: Windows XP Home Edition, Windows XP Professional, Windows XP Media Center, e similares. Não se aplica à: Windows 95, 98, Me, Vista, Seven. Não testado: Windows NT, 2000.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário abaixo e curta Tutorial TI no facebook!