ADS

Destaques

Áreas de atuação na Informática

Quando falamos em informática, falamos atualmente em diversos segmentos de trabalhos, iniciando com o suporte ao usuário, suporte técnico, chegando aos níveis estratégicos de grandes corporações, que dependem de softwares de última geração para geração e controle de seus lucros. O que então você deseja fazer neste campo?

Se você está saindo agora da escola, e deseja entrar nesta área, vamos então para algumas dicas importantes para cada área existente em TI:


Suporte Técnico
O suporte técnico cuida dos equipamentos de hardware computacionais, que engloba a configuração, instalação, formatação do sistema, inclusive o suporte em redes, em alguns casos, como instalação e reparo nos cabos e configuração da rede de computadores, incluindo sem fio. Estando no nível mais baixo, estão os estagiários, que ganham bolsa auxílio, e que muitas das vezes não são reconhecidos pelo trabalho efetuado, já que só são chamados, quando há algum problema no computador, nem que seja um plugue esquecido da tomada, ou melhor dizendo, é tratado como escravo por muitas pessoas.

Desenvolvimento de Sistemas
Acima do suporte técnico, há equipes que desenvolvem os sistemas necessários para as empresas em todos os tipos de negócios. Atualmente, computador está presente em quase 100% dos ramos de negócio, e tudo deve-se ao fato de ter um sistema flexível, que acompanha a empresa no seu dia a dia. A flexibilidade e modularização das empresas, torna quase que obrigatório ter uma equipe para sempre manter os sistemas atualizados, afinal, o sistema sempre deve ser construído para ser escalonável, ou seja, pronto para suportar novas cargas de trabalho, que antes não eram esperadas. Este nível de escalonamento, deve ser no mínimo de 100%, ou seja, se o sistema foi construído para atender 100 mil clientes, deve-se funcionar para um mínimo de 200 mil clientes, para que não haja falhas com os 100 mil clientes, havendo qualidade, velocidade e integridade das informações com tranquilidade. Os salários são razoáveis, e dependendo dos cargos, ganha-se 14º e 15º salários.

Suporte e Treinamento de Usuários
A área acadêmica é uma das áreas que veem crescendo e muito a cada dia, e nós temos que estar atento também à esta área. Se deseja entrar para o ramo do ensino, é necessário no mínimo realizar um curso superior na área de exatas, e pós-graduação com lato sensu, que é o mínimo exigido pelo MEC para professores de universidades, ou no mínimo a graduação, para aulas em escolas públicas no Ensino Médio como professor eventual, necessitando uma especialização em pedagogia, que dependendo da graduação realizada, é apenas mais 1 ano, com eliminação de matéria.

Gerência, Nível Estratégico
No topo da hierarquia, há muitas pessoas que necessitam ser formadas na área de Exatas, principalmente em empresas da área de TI, da qual necessitam explicitamente de profissionais que pensam, com capacidade de comunicação com todos os departamentos da empresa, tendo conhecimentos técnicos, não tão especializados, mas tendo um conhecimento do todo da empresa, ou seja, são aqueles que conseguem conversar com o grupo de recursos humanos, desenvolvimento de sistemas, suporte ao usuário, produção, fábrica de software, entre outros. Um gerente de TI ganha no mínimo R$ 9.000,00 mensais aqui no Brasil atualmente, mas possui uma grande responsabilidade, necessitando entregar softwares no prazo estipulado pela diretoria e pelo comercial, e conseguir tudo o que os departamentos estão pedindo e solicitando, como por exemplo, supondo que há um novo projeto e este projeto é grande, e necessita mais profissionais programadores em uma específica linguagem de programação, então o gerente é o responsável em encaminhar as vagas ao departamento de recursos humanos para selecionar, além de quando possível, estar presente com os futuros profissionais durante as entrevistas, já que muitas das vezes, os profissionais de RH não possuem conhecimento técnico da área.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário abaixo e curta Tutorial TI no facebook!