ADS

Destaques

Profissionais de Vendas em Informática

Muitas das pessoas evitam em pensar na área de vendas quando trata-se em informática, aliás, não só em informática mas no mercado de trabalho como um todo, pensando que este ramo talvez não seja tão bom quanto um emprego efetivo de técnico ou de programador, ou de analista, etc. Acontece que o mercado está mudando radicalmente este aspécto, e os profissionais que mais tem conseguido obter sucesso são justamente os vendedores de soluções para TI.

Além disto, tornam-se essenciais para uma empresa de fábrica de software, pois serão eles que serão capazes de trazer novos projetos para a empresa desenvolver, criar, modelar, desenhar, e finalmente entregar para o cliente, tornando-o um cliente satisfeito e possivelmente um novo cliente no futuro para um novo projeto, seja um novo sistema ou atualização do antigo.

Os vendedores, normalmente do departamento do comercial, devem entender como funciona o sistema, normalmente como se programa, como se cria, como se desenvolve, para que possa vender sistemas que são passíveis de desenvolvimento, senão podem vender algo que seja talvez impossível desenvolver, ou que talvez a empresa não seja especialista na área.

Uma empresa que desenvolve sites de comércio eletrônico, talvez não seja especialista para desenvolver um site de automação residencial ou comercial remota, apesar de partir do mesmo princípio de utilizar um servidor para processar as informações, a área de automação exige conhecimentos específicos do hardware instalado, para assim construir o software, e normalmente estes sistemas trabalham com uma API fechada, ou seja, um vendedor deve saber o que está vendendo para não trazer complicações nos projetos da empresa.

Um vendedor tem ganhos, dependendo da empresa, totalmente comissionado. Uma desvantagem neste caso é que o profissional, assim conforme o tempo, precisa adquirir experiência em vender softwares, em outras palavras, ele demora para receber os primeiros salários por assim dizer, porém quando adquire um certo de experiência e sabe dominar a área em que pode aplicar novos projetos, e vendê-los, pode ganhar muito dinheiro.

Há sistemas que se o analista de vendas de soluções vender, a empresa consegue fornecer um carro novo para este funcionário, pois há sistemas que são extremamente caros e custosos, e quanto mais caro vender, mais lucro a empresa tem, e por isto a necessidade de profissionais como o vendedor em TI.

As empresas dizem que é difícil encontrar profissionais, mas o que mais tem atualmente é profissionais procurando um espaço, e empresas pagando sempre menos, e havendo enorme rotatividade destes profissionais, mas talvez é uma questão apenas de encontrar o profissional certo, com ética, caráter, e que veste a camisa da empresa, como no caso do vendedor, precisa ter todas estas para conseguir ser um bom profissional, mas ainda precisa ser um bom vendedor.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário abaixo e curta Tutorial TI no facebook!