ADS

Destaques

Entrevista para a área de TI

Foto: AGmakonts,
Flickr: Creative Comons
A entrevista para encontrar as pessoas certas na área de TI é relativamente igual para qualquer outro cargo, relativamente porque os principais pontos avaliados em si não são os pontos técnicos, mas sim os pontos nos quais ninguém geralmente da área presta atenção.

Em empresas multi-nacionais, a forma da entrevista de emprego é baseada especialmente em um mecanismo padrão estabelecido, pois são muitas pessoas para se avaliar então aplica-se geralmente uma prova para restringir o público e selecionar dentre os melhores para novos níveis.


Em geral estas empresas avaliam o perfil comportamental, pois este é um item que previne muitos problemas de relacionamentos entre as pessoas nas equipes.

Entretanto se você visa uma empresa pequena, suas chances aumentam e muito.


Uma empresa pequena geralmente quando precisa contratar alguém, a concorrência além de ser pequena e vários candidatos acabam até faltando no dia da entrevista, aplicam um teste simples de conhecimento técnico e este é o suficiente para sua contratação.

Nós sabemos que a IBM por exemplo para entrar pelo processo seletivo, a prova inicial não contém nada à respeito do cargo ou do conhecimento específico do funcionário, mas fazem isto devido grande quantidade de pessoas que querem entrar.

Em empresas pequenas mesmo que você não saiba se comunicar ou se expressar bem, pelo seu talento você será reconhecido muito mais que em uma empresa que só calcula números.

As chances de crescer em uma empresa pequena e fazer uma carreira, são altas, mas também procure ponderar qual o tamanho e os clientes da empresa para que possa efetuar um bom trabalho.

Mostre que além de querer um trabalho, quer um lugar para poder desempenhar seus talentos e se dedicar, e, não seja orgulhoso em dizer que sabe tudo, ninguém pode dizer isto, antes ser sincero que tentar enganar, isto não te levará a nada, só fará entrar rapidamente no trabalho, mas também sair rápido, sujando sua carteira de trabalho.

Prefira empresas que aceitam contratação com CLT, apesar de existirem outras modalidades como PJ ou CLT-Flex, as empresas que optam apenas por CLT mostram que tem uma cultura social melhor do que as outras.

Não se engane achando que contratação PJ ganha mais, pois terá aproximadamente 25% de impostos à pagar e não terá nenhum benefício, enquanto que CLT possui benefícios e todos os descontos não chegam à 12% do salário.

Ser uma pessoa educada, formal, e constantemente buscar melhorar, são pontos ideais que muitas empresas pequenas procuram em profissionais para investir e tê-lo por um bom tempo.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário abaixo e curta Tutorial TI no facebook!