ADS

Destaques

Estender o alcance da sua rede Wi-Fi

Existem várias formas inclusive vários tipos de produtos que prometem aumentar o ganho da rede wi-fi.

Seja um aparelho que aumenta a potência da energia transmitida ou uma antena de melhor dbi ou até mesmo antenas externas, às vezes só deixam seus vizinhos com um melhor acesso, e ainda fazem mal à sua saúde.

Isto mesmo, faz mal à saúde porque aumentar a potência da sua rede, significa aumentar acima dos padrões seguros já estabelecidos para cada roteador.

Além disto, você começa perder o controle do alcance total da rede e começa ser listada por distâncias radiais maiores, e, mais vulnerável a ataques será.

Cientificamente já foi comprovado que ondas de rádio não fazem bem à saúde, sua exposição tem que ser controlada, e aumentar a potência da transmissão do rádio pode trazer consequências para sua saúde.

Para entender melhor, o seu aparelho de micro-ondas emite em uma faixa de rádio semelhante ao wi-fi para aquecer os alimentos, ou seja, aumentar a potência do rádio wi-fi, é criar um micro-ondas constantemente ligado (obviamente com potência bem inferior).

Existe um boato na internet sobre um grupo de estudantes fez um teste com sementes de algumas flores que não nasceram quando próximos de um roteador wi-fi, mas que provavelmente seja verdade.

Para estender a rede wi-fi, o melhor método em ambientes fechados ainda é com vários access point.

Qualquer roteador pode se tornar um access point, desde que:

- O DHCP esteja desabilitado para não entregar novos endereços IP na rede.
- Esteja ligado de forma cabeada ao roteador principal da rede wi-fi e dentro da rede do principal roteador usando apenas as portas LAN (WAN apenas para outro segmento de rede para NAT, neste caso a conexão é direta do roteador principal).
- Tecnologia do Wi-Fi, SSID e senhas idênticas em todos os access point. Recomenda-se inclusive usar roteadores da mesma marca por questões de compatibilidade no roaming entre os pontos de acesso da rede.

Por quê usar a mesma senha e SSID em todos os access point?
Simples, todo equipamento cliente wi-fi, faz roaming automático para a melhor rede, e então por isto existe a configuração "Roaming agressivo/Roaming moderado" nas configurações destes clientes. Significa que no modo agressivo, sempre irá se conectar no melhor dbi conforme o seu BSSID (identificação da rede física wi-fi, como endereço MAC das placas de rede), já na segunda situação, ele efetua o roaming apenas se ocorrer falhas de comunicação com a rede anterior.

Funciona como celular, você é coberto por uma antena de rádio, ao sair de um lugar com uma ligação em curso, passando pela área de handoff (coberto por ambas antenas) seu celular realiza o roaming automático para a melhor antena, e não faz a ligação cair.

Se já existe uma infraestrutura cabeada, ter um access point é simplesmente ligar o roteador usando as portas LAN à infraestrutura, deixando a WAN desativada.

Existem modelos de roteadores que nas configurações ao habilitar o "Access Point", ele simplesmente desativa a porta WAN e torna mais uma porta LAN disponível.

Existem modelos específicos que servem apenas para ser "Access Point", que tem apenas 1 porta de rede chamada LAN/WAN, que pode ser convertida em WAN para compartilhar a internet como um roteador tradicional.

Assim como todo roteador, um access point é um dispositivo na rede, e precisa ter seu endereço IP estabelecido assim como qualquer outro computador. Por padrão os roteadores vem de fábrica com o número 192.168.0.1/24, que varia conforme modelo e fabricante.

Se não deseja que ninguém venha acessar o equipamento pela rede, então recomenda-se deixar o endereço IP do access point invisível no segmento de rede, usando um outro endereço IP e máscara de rede limitados para estes dispositivos.


Outras matérias com preocupações internacionais sobre a potência do sinal wi-fi com relação à saúde. Links relevantes, em inglês:
http://news.bbc.co.uk/2/hi/programmes/panorama/6674675.stm
http://ezinearticles.com/?Cell-Phone-Radiation---Hazardous-Or-Harmless?&id=763378
http://www.wi-fiplanet.com/columns/article.php/3095831
http://www.cio.com/article/2445425/wifi/why-wi-fi-may-be-hazardous-to-your-health.html

Nenhum comentário

Deixe seu comentário abaixo e curta Tutorial TI no facebook!