ADS

Destaques

Dia mundial da senha. A sua é fraca? Sério mesmo?


Não me diga que sua senha é forte ou fraca, ou que precisa de tantos caracteres especiais, dígitos, e etc, sendo que há senhas tão mais importantes que nem sequer segue este padrão: senhas bancárias.

Por anos usamos senhas que são apenas 4 ou 6 dígitos apenas numéricos em bancos, e, dificilmente sua conta é acessada indevidamente, e, quase todos os sites e redes sociais, exigem senhas mais complexas.

Também, nos bancos, há outros controles de segurança que auxiliam no controle do acesso, entretanto, diga-se de passagem que sua senha principal, é fraca, definitivamente por qualquer outro sistema, impedindo até mesmo que possa usá-la.

Na informática, levamos em consideração que testes podem ser realizados rapidamente em senhas fracas, desde que tenha-se um objetivo, e um alvo, e uma forma de acessar e testar várias senhas ao mesmo tempo.

Antes disto, o que vale ressaltar é que uma senha de banco, por mais fraca que seja, ninguém tem o descuido desta senha, por saber que trata-se de um "bem" de alto custo. 

Por mais que você digite sua senha em um terminal de pagamento, você sempre está atento a alguém próximo ou coloca seu próprio corpo para encobrir a senha, certo?

Muitas das senhas atualmente são obtidas, com engenharia social, pois esta é a forma mais ágil de se conseguir acesso a um determinado sistema, e, com isto, a primeira tentativa de acessar um sistema, não é com "brute force", mas sim, um acerto certo.

Por mais que as pessoas cuidem de suas senhas de banco, não revelando nem para cônjuges, amigos, parentes próximos, também da mesma forma teríamos que tratar qualquer outro tipo de senha que temos, principalmente senhas do navegador (que guardam todas as outras senhas, por exemplo).

Obviamente, bancos utilizam vários outros tipos de controles para garantir o acesso da pessoa, e do outro lado, por mais que complexas senha sejam, um computador infectado poderia pegar a senha da mesma forma, por um descuido do usuário.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário abaixo e curta Tutorial TI no facebook!