ADS

Destaques

Como fazer um pen-drive USB bootável iniciar uma máquina virtual no Virtual Box?

Ao invés de instalar o Windows a partir de uma imagem ISO, ou a partir de uma mídia óptica física na sua unidade de CD, você pode realizar o boot no Virtual Box com um pen-drive, igual ao que você formata sua própria máquina, para iniciar o sistema, porém, não é trivial e não há suporte nativo.

Neste tutorial, explicaremos como criar um disco virtual que aponte para o seu pen-drive, e assim pode utilizar como disco rígido secundário, e realizar boot como desejar, assim como utilizar e editar o disco dentro do sistema operacional.


Primeiramente, você precisa baixar o VirtualBox no seu computador, com pelo menos a versão 5.0, e instalar as extensões, no site http://virtualbox.org/


Após instalado, procure no Gerenciamento de Disco, com o pen-drive com o sistema operacional para boot, qual é o número do dispositivo, como abaixo, Disco 2:

Pode acessar rapidamente o gerenciador digitando "partição" no menu iniciar:


Esta ação abaixo, não apaga o pen-drive, apesar de levar alguns minutos para ser executada, e cria um disco virtual como ponte para acessar seu pen-drive diretamente:
vboxmanage internalcommands createrawvmdk -filename c:\usb.vmdk -rawdisk \\.\PhysicalDrive2


Veja o resultado acima. Copie o arquivo e copie na pasta de discos virtuais, e certifique-se de configurar na aba segurança, os privilégios corretos para que o programa possa ler o arquivo.


Boot da instalação do Windows vindo do pen-drive para a máquina virtual.


Nenhum comentário

Deixe seu comentário abaixo e curta Tutorial TI no facebook!