ADS

Destaques

Algoritmo que visualiza imagens imaginadas de sua cabeça

Já pensou poder imaginar algo e poder gravar isto ou até publicar em alguma rede social? Fantástico não é? Isto está em breve de se tornar algo comum e usual.

Uma equipe de cientistas de um instituto de pesquisa de uma faculdade da Columbia, utilizando placas de vídeo da Nvidia e recursos de deep learning, conseguiram o impossível de ler imagens vistas ou imaginadas da cabeça para o mundo digital, mesmo que atualmente ainda sejam uma espécie de "rascunho".



Alguns anos atrás, conseguiram "ligar" um membro virtual em um macaco para controlar um jogo, e, não houve mais nada sobre isto após muito tempo até então, com a surpresa de que conseguem o mais difícil: conseguir obter as imagens que vemos ou imaginamos de nossa cabeça.

Com bilhões de transistores das placas de vídeo mais recentes, e com a leitura de uma área da cabeça que possui uma atividade de processamento de imagens, os sinais analógicos são rapidamente analisados e são decodificados para que uma imagem possa ser construída.

A pessoa do experimento tanto precisa ver ou apenas imaginar o que desejar para que isto possa ser analisado como a seguir:

Algoritmo de reconstrução das imagens do cérebro.

Abaixo, na primeira linha as fotos, e nas linhas subsequentes, a variação das imagens obtidas pela leitura cerebral:



Confira um vídeo do youtube sobre o experimento da equipe:


Mais informações (em inglês):
https://news.developer.nvidia.com/ai-algorithm-can-read-your-mind/
http://www.sciencemag.org/news/2018/01/mind-reading-algorithm-can-decode-pictures-your-head

Nenhum comentário

Deixe seu comentário abaixo e curta Tutorial TI no facebook!