ADS

Destaques

Como resolver problemas como 0x800713AB, 0x800704CF e 0x800704C6

Tivemos um problema recentemente em que um dos computadores não estava funcionando para utilizar qualquer aplicativo baseado na plataforma do Windows para utilizar a rede, como o próprio Windows Update, Microsoft Store, E-mail, entre outros. O erro também ocorre ao tentar autenticar com sua Conta Microsoft no Windows, para tentar usar a conta integrada com o sistema operacional, e sempre diz que não há internet, mesmo com a conexão estabelecida, e navegando normalmente através do Google Chrome, e outros aplicativos tradicionais.





Vejamos alguns dos erros que ocorrem:

Erro na Windows Store: 

0x800713AB, quando tenta adicionar uma nova conta.
0x800704CF, quando tenta autenticar em alguma conta.
0x800704C6, quando tenta baixar um arquivo mas diz que não tem rede.

Alguns exemplos de erros:


Ao tentar utilizar a resolução de problemas, não resolve nada, porque a aplicação que faz o teste, aparentemente consegue se conectar normalmente à internet, e não sabe o que fazer para resolver.


Ao usar a Microsoft Store, até aparecem os jogos, e aplicativos, mas ao tentar autenticar, ocorre o erro:


1. 0x800713AB, quando tenta adicionar uma nova conta.
2. 0x800704CF, quando tenta autenticar em alguma conta.

Lembrando que este erro faz a central de rede e compartilhamento também exibir que "Você não está conectado a nenhuma rede".

Aplicativos como Google Chrome, e jogos não baseados na Microsoft Store, conseguem conectar normalmente na Internet.

Alguns aplicativos nativos do Windows como o próprio Feedback, E-mail, e até mesmo a configuração do Windows para associar com uma Conta Microsoft, sofrem com este mesmo problema da falha dizendo que não existe internet.

Ao procurar centenas de fóruns na internet, e passar por diversas etapas de resolução de problemas, chegamos a conclusão que:

O erro refere-se a camada de rede encapsulada do Windows que existe desde o Windows 8, para os aplicativos baseados no "Windows Apps", os aplicativos feitos para o novo padrão de aplicativos do Windows. Aplicativos legados, baseados em winsock por exemplo, ficam separados e por isto, conseguem acessar a rede normalmente. Os novos aplicativos baseados na camada de segurança, não conseguem.

Alguns relatam que o problema deriva-se da falha do driver e/ou assinatura do driver de rede, e orientam desinstalar e instalar novamente, usar o Windows Update, entre outros.

No nosso caso, não conseguimos executar a maioria das orientações que existiam nos fóruns da internet, e por final, resolvemos atualizar o Windows com a atualização cumulativa de Maio de 2020, e só isto resolveu o problema.

Entretanto, segue aqui descrito todos os passos, que talvez alguns destes possa resolver o problema para você, ou então, caso nenhum destes funcionem, fazer uma atualização pode resolver o problema.

Observação de que: não fizemos uma instalação limpa em nenhum momento, programas ficaram instalados exatamente da mesma forma, utilizando apenas a atualização do Windows.

Erro no Windows

Central de Rede e Compartilhamento diz que “Você não está conectado a nenhuma rede.”, mesmo estando conectado e com o Google Chrome, Microsoft Edge, e outros aplicativos conseguindo conectar a internet (exceto aplicativos baseados na Microsoft Store).

Tentativas para solucionar o problema:

As diversas soluções aqui foram testadas, e em alguns fóruns, alguns usuários reportaram que passou a funcionar em alguma das etapas, porém, não foi o nosso caso, que só resolveu com o último caso usando a atualização do Windows 10, ainda assim, não foi uma instalação limpa, o que pode salvar tempo para muitos usuários, e ainda manter seu perfil e programas instalados.

Veja as seguintes etapas de solução de problemas à seguir.

Redefinir as configurações de rede do windows

No Windows 10, vá em Iniciar > Configurações > Rede e Internet > e clique no link "Redefinição da Rede".

Reinicie o computador e veja se resolveu o caso.

Reinstalar os drivers de rede

Desinstalar os drivers, ajudarão o Windows a re-instalar os drivers, sanando algum problema de configuração relacionado aos drivers.

Em Painel de Controle (por categoria) > Hardware e Sons > Dispositivos e Impressoras : Gerenciador de Dispositivos.


Remova os dispositivos de rede, e depois faça uma busca pelos novos drivers, ou reinicie o computador.

Redefinições usando o Prompt de Comando (CMD)

À seguir, alguns comandos que precisam ser feitos usando o promp de comando com privilégios de "Administrador".

Redefinição de configurações de Rede

ipconfig /release
ipconfig /renew
arp -d *
nbtstat -R
nbtstat -RR
ipconfig /flushdns
ipconfig /registerdns
netsh interface ip delete arpcache
netsh advfirewall reset
netsh branchcache reset
netsh int ip reset c:\resetlog.txt
netsh int ipv4 reset
netsh int ipv6 reset
netsh winsock reset
netsh winsock reset catalog
netsh winsock reset all
netsh int ip reset all
netsh int ip reset

Redefinição de serviços e Windows Update

net stop wuauserv
net stop bits
net stop cryptsvc
net stop trustedinstaller
ren %systemroot%\System32\Catroot2 Catroot2.old
ren %systemroot%\SoftwareDistribution SoftwareDistribution.old
net start wuauserv
net start bits
net start cryptsvc
net start trustedinstaller

** Caso tenha executado este comando várias vezes, certifique-se que não haja mais o Catroot2.old e o SoftwareDistribution.old nos respectivos diretórios, o ren serve para renomear.

Deixar serviços como inicialização automática

sc config wuauserv start=auto
sc config bits start=auto
sc config cryptsvc start=auto
sc config trustedinstaller start=auto

Redefinir as configurações da Microsoft Store

wsreset.exe

Redefinir as configurações do aplicativo Microsoft Store

Configurações > Aplicativos > Microsoft Store > Opções Avançadas > Redefinir: Restaurar >> Restaurar.

Procurar problemas usando as configurações do Windows

Iniciar > Configurações > Atualização e Segurança > Solução de Problemas:
1. Conexões com a Internet
2. Windows Update
3. Adaptadores de Rede
4. Aplicativos da Windows Store

Redefinir proxy da rede

netsh winhttp reset proxy
net stop wuauserv
net start wuauserv

Reinstalar DLL essenciais

regsvr32 c:windows\system32\vbscript.dll /s
regsvr32 c: windows \ system32 \ mshtml.dll /s
regsvr32 c:windows\system32\msjava.dll /s
regsvr32 c:windows\system32\ jscript.dll /s
regsvr32 c:windows\system32\msxml.dll /s
regsvr32 c:windows\system32\actxprxy.dll /s
regsvr32 c:windows\system32\shdocvw.dll /s
regsvr32 wuapi.dll /s
regsvr32 wuaueng1.dll /s
regsvr32 wuaueng.dll /s
regsvr32 wucltui.dll /s
regsvr32 wups2.dll /s
regsvr32 WUPS.DLL /s
regsvr32 Wuweb.dll /s
regsvr32 Softpub.dll /s
regsvr32 Mssip32.dll /s
regsvr32 InitPki.dll /s
regsvr32 softpub.dll /s
regsvr32 wintrust.dll /s
regsvr32 initpki.dll /s
regsvr32 dssenh.dll /s
regsvr32 rsaenh.dll /s
regsvr32 gpkcsp.dll /s
regsvr32 Sccbase.dll /s
regsvr32 slbcsp.dll /s
regsvr32 Cryptdlg.dll /s
regsvr32 Urlmon.dll /s
regsvr32 Shdocvw.dll /s
regsvr32 Msjava.dll /s
regsvr32 Actxprxy.dll /s
regsvr32 Oleaut32.dll /s
regsvr32 Mshtml.dll /s
regsvr32 msxml.dll /s
regsvr32 msxml2.dll /s
regsvr32 msxml3.dll /s
regsvr32 Browseui.dll /s
regsvr32 shell32.dll /s
regsvr32 wuapi.dll /s
regsvr32 wuaueng.dll /s
regsvr32 wuaueng1.dll /s
regsvr32 wucltui.dll /s
regsvr32 WUPS.DLL /s
regsvr32 Wuweb.dll /s
regsvr32 jscript.dll /s
regsvr32 atl.dll /s
regsvr32 Mssip32.dll /s

 Reparar o sistema operacional

DISM.exe /Online /Cleanup-image /Restorehealth
sfc /scannow

Atualizar o Windows para a versão mais recente manualmente (sem utilizar o Windows Update)

Atualização de Maio de 2020 do Windows 10, em: https://www.microsoft.com/pt-br/software-download/windows10, usando a ferramenta de "Atualização".

Baixe o programa de atualização através do site da Microsoft, ou através do seguinte link: https://download.microsoft.com/download/8/3/c/83c39dca-2d27-4c24-b98b-0a4d6d921c80/Windows10Upgrade9252.exe

Com isto, conseguimos resolver e utilizar a Microsoft Store, e instalar programas, utilizar o feedback do Windows, associar a Conta Microsoft, sem precisar realizar uma instalação limpa.

Pode ser que para seu caso, consiga resolver o problema com alguma das etapas, caso já tenha tentado de tudo, tente atualizar para a versão mais recente do Windows. A instalação realizada foi a versão 2004 do Windows 10, e ela fez a Central de Rede e Compartilhamento detectar corretamente a conexão, assim como a rede wi-fi passou a mostrar que está conectado e seguro, e não mais "Sem internet, Seguro", como antes. 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário abaixo e curta Tutorial TI no facebook!