ADS

Destaques

Como criar um programa como Serviço no Windows NT?

Às vezes precisamos criar algum serviço para manter em execução algum programa desejado. Este tutorial explica como rapidamente você cria um serviço no windows.

Assim desta forma, você cria rapidamente seu programa como serviço, para exemplo, usamos a calculadora do Windows:


sc create yousrvnamehere binPath= "c:\windows\system32\calc.exe"


Obs.: Não esqueça do espaço entre o binPath e o caminho, já que ele só entenderá que há algo após o espaço. (Um bug estranho criado pela Microsoft que há no sc.exe, possivelmente para dificultar a criação de programas como serviço por usuários utilizadores)

Assim você cria um serviço para o programa à seguir. Por padrão, ao adicionar o serviço sem adicionar mais argumentos, ele permanece desativado por padrão, então vá em "services.msc" através do executar do iniciar e procure pelo "yousrvnamehere" na listagem e clique duas vezes, e clique em iniciar.

Dependendo do programa, erros podem ocorrer, já que o mesmo está sendo executado como SYSTEM, que é a conta principal do sistema, e tem algumas limitações para programas com interface gráfica ou algum componente. Isto porque o programa roda sobre outro programa, que é o svchost.exe, que cuida da tarefa de passar as treads corretas para o processamento seguro de serviços.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário abaixo e curta Tutorial TI no facebook!