ADS

Destaques

Certificações em Informática

Antigamente, para entrar na área de TI, bastava ter um conhecimento técnico adquirido em um curso básico de informática, que também ensinava conhecimentos básicos de hardware, mas conforme o tempo foi passando, cada vez mais foi exigindo cada vez mais, principalmente devido à alta concorrência na área de TI, e a dificuldade de encontrar profissionais capacitados no mercado de trabalho pelos profissionais do grupo de gestão de pessoas (ou recursos humanos), que muitas das vezes, não tem conhecimentos técnicos da área para avaliar o conhecimento dos profissionais.



Para isto, várias empresas adotaram as certificações, que é uma forma de atestar o conhecimento daquele profissional de forma efetiva, por um grupo que realmente entende do assunto técnico, bastando apenas os profissionais buscarem profissionais certificados, do que testá-los seus conhecimentos um à um, bastando realizar o procedimento comum de seleção como qualquer outro funcionário da empresa.

Aqui no Brasil, a prática de certificação ainda não é tão comum, justamente porque muitas das certificações, são válidas e reconhecidas, muito mais fora do Brasil do que aqui mesmo.

Para cada área profissional na área de TI, há um tipo de certificação, desde conhecimentos técnicos em suporte à hardware, desenvolvimento de softwares, configurações de servidores, roteadores, operação em blade server, mainframe, entre outros.

Aqui, comumente as empresas aceitam a formação de ensino superior como regra geral para os profissionais desta área, mas se o profissional deseja ter carreira fora do Brasil, muitos países não reconhecem os cursos superiores de nosso país, então seu caso é a certificação.

Para ter idéia como é tão rígido o processo, uma prova para certificação da Cisco Certifiate Network Associate (CCNA), custa em média US$ 250 por prova, tem duração de 60 minutos em português (com traduções duvidosas) e 90 minutos para a em inglês. Além disto, a identificação do candidato é sobre leitura biométrica, e durante a prova não pode ter nada além de uma caneta e um pequeno papel em branco, apenas para contas esporádicas, caso necessite.

Um rapaz brasileiro realizou uma certificação CCNA, e tendo um inglês razoável, teve oportunidade para trabalhar no Canadá, na área de suporte em redes.

Talvez CCNA para você seja complicado demais, mas há outras que são reconhecidas pelo mundo todo, cada uma mais comum para cada região.

A empresa CompTIA (www.comptia.org), tem feito muitos testes e provas, à custos acessíveis para todos os profissionais na área de TI. Apesar de não ser reconhecida aqui no Brasil pela maioria das empresas, muitas empresas nos Estados Unidos já adotaram o seu reconhecimento. Porém, para quem deseja ter carreira na Europa, tradicionalmente, há a EUCIP (http://www.cepis.org/index.jsp?p=1116&n=1118), que é também uma forma de certificação como a CompTIA, para profissionais da área de TI.

Apesar de algumas das certificações atualmente terem validade, como as certificações da Microsoft, há opções que não tem uma data de validade, como as provas da CompTIA e EUCIP, no caso da segunda, apenas até o final do ano de 2010, e a partir de janeiro, haverá também data de validade para estas, necessitando refazer a prova à cada 2 ou 4 anos para ter uma nova certificação (cada qual com seu custo).

Nenhum comentário

Deixe seu comentário abaixo e curta Tutorial TI no facebook!