ADS

Destaques

PC mais verde

Atualmente, os computadores são tão rápidos, que há momentos dos quais passamos mais tempo fazendo menos coisas, e derrepente não é necessário utilizar toda a energia que chega, potência de processamento, para como exemplo, navegar na internet, acessar e-mail e talvez até um vídeo do youtube.

É claro que, na maioria, quem tem um desktop, gosta de desempenho, mas se você realizar o inverso do overclock, o downclock ou reduzir a quantidade de energia que vai para o processador, é muito capaz que consiga realizar as mesmas tarefas cotidianas sem tanto esforço, e o melhor, economizando energia e calor. (E em notebooks, economizando bateria, tendo uma duração maior, mas normalmente as BIOS para notebook não possuem configurações de voltagem e clock do processador, justamente para não danificar o sistema, que é muito mais sensível que o desktop).


Se você tiver um pouco de conhecimento técnico, inicie seu computador e entre na setup da BIOS, durante a tela de POST. Perceba se há opções para overclock nas configurações, cuidado ao aumentar ou diminuir muito, faça isto com cautela, já que se não tiver conhecimentos técnicos de como atualizar a BIOS, ou limpar a CMOS, será necessário levar para um técnico para realizar este procedimento.

Muitas placas-mãe hoje em dia, oferecem recursos para evitar problemas de configuração de overclock ou downclock erradas, como alguns modelos de duas BIOS da Gigabyte, que oferecem ao usuário a liberdade de realizar qualquer configuração, caso o sistema não inicie como deveria, ela reinicia o computador com uma configuração genérica, básica que faz funcionar qualquer componente conectado, sem configurações do usuário, mas ao entrar na setup da BIOS, aparece que as configurações salvas possuem um erro, e pede para as corrigir.

Um processador do tipo Celeron, vem denominado que necessita de 1,3 volts, mas é possível utilizá-lo com meros 1,05 volts, reduzindo e muito sua temperatura de operação, mesmo sem downclock, ou seja, reduzindo apenas a voltagem, tendo a mesma velocidade, e terá um processador mais "gelado".

Em um teste que realizei, na voltagem nominal, um processador Celeron 356, antigo, porém com velocidade de 3,33 Ghz, funciona à 70º em 1,3 volts. Ao funcionar à 1,05 volts, a temperatura cai para o mínimo de 35º. É claro que a temperatura sobe conforme utiliza o sistema, mas não chega ultrapassar os 55º, que é ainda muito inferior à temperatura nominal de operação, com sua voltagem nominal.




Nenhum comentário

Deixe seu comentário abaixo e curta Tutorial TI no facebook!