ADS

Destaques

Retirar limite de conexões concorrentes no Windows XP


O Windows XP, é um sistema que possui o acesso remoto habilitado para utilização, porém apenas um usuário concorrente pode acessar à cada vez. Quando alguém tenta acessar remotamente o computador com Windows XP, o usuário utilizador do computador, recebe uma mensagem que alguém deseja ter acesso àquele computador, e tem duas opções, a de não permitir e à de permitir. Ao permitir, a sessão do usuário é alternada para a tela de login do sistema, para que o outro usuário possa utilizar o computador. Ao realizar o login novamente, quem está acessando remotamente é desconectado. Ao contrário das outras versões como o Windows 2000, Windows 2003 Server e Windows 2008, onde não há esta restrição, e que permitem que usuários locais ou em lugares remotos possam acessar à área de trabalho simultaneamente de forma concorrente, sem exibir nenhuma mensagem de aviso sobre acesso remoto.


Para facilitar à encontrar a maneira para habilitar e permitir que vários usuários possam se conectar pelos serviços de terminal (Terminal Services) no Windows XP, é necessário substituir um arquivo do sistema, e realizar algumas alterações no registro do windows, assim como no gpedit.msc.

Para começar, inicie o computador em modo de segurança, reiniciando e pressionando F8 durante sua inicialização.

Logo após isto, sendo que "x" é o disco aonde o sistema operacional Windows foi instalado, renomeie o arquivo localizado em: x:\windows\system32\dllcache\termsrv.dll para qualquer outro nome conhecido.

Substitua o arquivo encontrado em x:\windows\system32\termsrv.dll por uma versão do Windows 2000, ou Windows 2003 Server, que não há esta restrição. Você pode encontrar este arquivo aqui.

Copie o novo arquivo termsrv.dll para a pasta x:\Windows\ServicePackFiles\i386  e substitua o arquivo antigo, se houver.
Copie o novo arquivo termsrv.dll para a pasta x:\Windows\System32\dllCache  e substitua o arquivo antigo.
Copie o novo arquivo termsrv.dll para a pasta x:\Windows\System32 e substitua o arquivo antigo.

Agora, no CMD, digite as seguintes linhas para preencher o registro do Windows, permitindo as conexões concorrentes e permitindo várias sessões de usuário.

REG ADD "HKLM\SYSTEM\ControlSet001\Control\Terminal Server\Licensing Core" /v EnableConcurrentSessions /d 1 /t REG_DWORD /f 
REG ADD "HKLM\SOFTWARE\Microsoft\Windows NT\CurrentVersion\Winlogon" /v EnableConcurrentSessions /d 1 /t REG_DWORD /f

REG ADD "HKLM\SOFTWARE\Microsoft\Windows NT\CurrentVersion\Winlogon" /v AllowMultipleTSSessions  /d 1 /t REG_DWORD /f
REG ADD "HKLM\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Terminal Server" /v fDenyTSConnections /d 0 /t REG_DWORD /f
REG ADD "HKLM\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Terminal Server" /v TSAdvertise /d 1 /t REG_DWORD /f
REG ADD "HKLM\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Terminal Server" /v IdleWinStationPoolCount /d 1 /t REG_DWORD /f
REG ADD "HKLM\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Terminal Server" /v TSAppCompat /d 0 /t REG_DWORD /f
REG ADD "HKLM\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Terminal Server" /v TSEnabled /d 1 /t REG_DWORD /f
REG ADD "HKLM\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Terminal Server" /v TSUserEnabled /d 0 /t REG_DWORD /f
REG ADD "HKLM\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Terminal Server\Licensing Core" /v EnableConcurrentSessions /d 1 /t REG_DWORD /f
REG ADD "HKLM\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Terminal Server\WinStations\RDP-Tcp" /v fEnableWinStation /d 1 /t REG_DWORD /f

REG ADD "HKLM\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Terminal Server\WinStations\RDP-Tcp" /v MaxInstanceCount /d 4294967295 /t REG_DWORD /f

Agora certifique-se que todas as entradas entraram com sucesso. Se desejar, pode realizar isto também abrindo o Regedit pelo Iniciar > Executar, mas registrar todas estas informações levaria mais tempo que simplesmente copiar e colar na tela do CMD.


Agora, em Iniciar > Executar, digite: gpedit.msc

Em Configurações do Computador / Modelos Administrativos / Rede / Conexões de Rede / Firewall do Windows / Em ambos "Perfil do Domínio" e "Perfil Padrão", ative "Windows Firewall: Autorizar exceção de área de trabalho remota".



Reinicie o computador e passe à utilizar o Windows XP com acesso simultâneo à área de trabalho remota.

Este tutorial foi testado e se aplica perfeitamente à Windows XP SP2 e SP3. Outras versões poderão distinguir algumas informações e não foram testadas.


4 comentários:

  1. Estranho..quando substituo a DLL o servico de terminal nao inicia...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verifique se seu sistema operacional está correto para a DLL, senão não tem como iniciar o serviço.

      Excluir
  2. Muito bom o tutor. Poderia disponibilizar as DLLs?

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário abaixo e curta Tutorial TI no facebook!