ADS

Destaques

Como criar um banco SQL Server como é criado na UOL ou Locaweb?

Quando criamos uma base de dados no SQL server, quando instalamos o SQL Server express, sempre vemos todas as bases de dados que criamos, mesmo que seja criado um usuário específico para acessar a mesma.

Porém, se você contrata uma base de dados SQL Server em um plano compartilhado como na Locaweb, UOL Host, entre outros, você pode perceber que você verá apenas a base de dados que você contratou e não verá mais nenhuma outra base de dados, não é mesmo?

Com o script abaixo que irei lhe ensinar, você irá criar uma base de dados igual, e até revender com mais qualidade para seus clientes, caso seja um provedor de serviços, sem que seja exibido aquele monte de bases de dados de outros clientes.


Por mais que não tenha permissão, é feio visualizar várias bases de dados de todos os clientes em um único servidor (como acontece no mochahost).


Segue o código para criar um usuário sem visualizar as bases que não lhe pertence:
use master;
create databaase novo_cliente;
create login novo_cliente_user with password 'senha-do-cliente';
deny view any database to novo_cliente_user;
E agora, nenhuma base é visualizada pelo usuário. Então, ele precisa ser owner para visualizar a base.
Sempre tenho o costume de fazer assim:
use novo_cliente
exec sp_changedbowner novo_cliente_user
E pronto, segurança estabelecida, poderemos agora fornecer o login para o cliente externo, remoto, ou até mesmo cliente interno, como ambiente de desenvolvimento, sem que visualize todas as bases no servidor.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário abaixo e curta Tutorial TI no facebook!