ADS

Destaques

Como transformar seu antigo celular Android em uma câmera IP?

Todos sabemos que comprar uma câmera IP, que seja razoável, possa custar pelo menos R$ 600,00 atualmente. Mas há uma forma mais econômica de fazer isto. Que tal tirar a poeira daquele celular Android que está na sua gaveta e utilizá-lo como câmera de vigilância?

Neste tutorial, irei explicar como transformar seu celular em uma boa e eficiente câmera de segurança, utilizando aplicativos gratuitos.

No teste, utilizei um celular Sony Xperia U, um aparelho comercializado em 2012, mas que agora em 2016 não funciona nem whatsapp.

Eu precisei comprar um adaptador de celular para vidro de carro, como este abaixo:

Eu no caso, coloquei o celular preso na janela, onde também tinha uma tomada, e liguei o carregador ao celular diretamente para que ficasse sempre ligado.

Existem muitos celulares que esquentam muito ao ficarem ligados com a câmera o dia todo, e o celular esquentava muito quando em uso constante, mas no caso, fiz o teste para ver se era possível funcionar mesmo quente, correndo o risco de algo pior acontecer.

Entretanto, deixei o aparelho ligado por mais de 2 dias diretos, filmando o tempo todo, e o aquecimento era estável, ficava quente, mas até certo ponto, que se fosse pegar na mão, não estava queimando, isto, que eu utilizei sempre a capa de silicone nele, que poderia ajudar a esquentar ainda mais.

Ficou em uma janela de frente para o sol, simulando também como se estivesse em um carro.

Com o celular Android em mãos, e o suporte, instale o aplicativo: IP Webcam (link do Google Play)

Logo do aplicativo IP Webcam

Nas configurações do aplicativo, configure o server para iniciar no boot do celular, e não esqueça de configurar um login e senha. 

Assim, ele irá inicializar assim que o celular ligar e irá rodar em background. Com isto, ele irá desligar a tela de LCD, ou seja, a tela não ficará sempre ligada, e irá passar a funcionar na sua rede wi-fi a partir do seu IP e na porta 8080.


Após configurado, reinicie o celular. Pode deixar a tela desligada, ele continuará funcionando.

Vamos supor que o endereço IP do seu celular na rede seja 192.168.0.20, acesse no navegador o endereço: http://192.168.0.20:8080/ e irá acessar as configurações do mesmo, além dos recursos de visualizar a câmera ao vivo, em diversos formatos.

Também há um aplicativo para instalar em seu computador para ele se tornar uma "webcam" para seu computador, caso necessário.

Agora você já tem a câmera filmando, mas ainda não tem acesso remoto a ela. 

Verifique na sua rede, onde encontra-se o roteador, acesse pela interface web com o login e senha (geralmente embaixo do aparelho tem o endereço IP, usuário e senha), e tente procurar por configurações de rede local, e opções de DHCP.

Haverá em alguma tela, uma lista com os endereços IPs para cada dispositivo na sua rede, wifi ou cabeada. Procure pelo IP do celular onde foi instalado o aplicativo IP Webcam.

Tome nota do endereço MAC, geralmente algo do tipo: 01:02:03:0a:0b:0c (exemplo), em alguns roteadores pode haver separação por hífen (01-02-03-0a-0b-0c).

Procure agora algo por reserva de DHCP, onde você irá definir um endereço IP fixo ao celular.

Veja qual o range do DHCP e procure um IP o mais distante possível dos iniciais (para evitar conflitos com equipamentos atualmente associados).

Exemplo:
Seu DHCP entrega endereços no range de: 192.168.0.10 a 192.168.0.200. Pode utilizar o último IP, como exemplo 192.168.0.200 para sua câmera.

Agora com a configuração salva, procure pelas configurações de internet (ou wan) a opção de "Virtual Server" ou "Servidores Virtuais" e geralmente a configuração é semelhante a:

Nome: Qualquer Nome
Tipo de protocolo: TCP (opções TCP, UDP, Ambas TCP/UDP)
Porta Externa: 8080 (A porta que ficará exposta na internet)
Porta Interna: 8080 (A porta que foi configurada no seu aplicativo da câmera)
Endereço IP Externo: (em branco, se houver este campo).
Endereço IP Interno: 192.168.0.200 (endereço IP do celular, se for outro, altere para o IP certo).

Agora você já definiu e abriu a porta para a internet para acessar seu celular.

Entre no site http://ping.eu/ e veja o endereço IP da sua internet, e tente acessar a partir do celular (com 3G ou semelhante) para ver se está acessível.

Obs.: NET vírtua e alguns provedores podem bloquear a porta 8080 externa, então troque para outra. Em alguns casos, o endereço IP recebido da WAN no seu roteador, é diferente do apresentado no site http://ping.eu/, então neste caso, todas as portas estão bloqueadas por uma proteção de firewall no ISP e não há nada o que ser feito senão tentar ligar no ISP para remover este firewall e solicitar que o IP real chegue diretamente ao seu roteador, seja IPv4 ou IPv6.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário abaixo e curta Tutorial TI no facebook!