ADS

Destaques

Erro ao criar pen drive bootável, como ajustar?

Pequeno, leve, portátil e muito mais rápido que um CD-ROM, e muito mais prático que um disco rígido, o pen-drive é uma maneira muito eficaz e barata de agilizar o suporte e formatação de computadores, ou realizar reparos.

Para criar um pen-drive bootável de um sistema Windows, a partir do Windows 7, podemos utilizar o aplicativo fornecido pela própria Microsoft, chamado de Windows 7 USB/DVD Tool. Apesar da nomenclatura "Windows 7", se a ISO estiver no mesmo padrão de formato, pode utilizar até mesmo imagens do Windows 8 e Windows 10 para realizar o mesmo procedimento (com a versão mais atualizada da aplicação).


Porém há momentos que ocorre este erro: "We were unable to copy your files.  Please check your USB device and the selected ISO file and try again.".


Isto na realidade é um aviso para você verificar o pen-drive ou a imagem ISO, entretanto, na maioria das situações, você pode resolver este problema limpando todas as partições do disco, limpando a MBR e recriando uma partição e tornando ativa, isto tudo com o programa DISKPART.

1. Entre no CMD e digite DISKPART (entre como administrador).
2. Digite "list disk", e será exibida uma lista de discos disponíveis na sua máquina (inclusive HD interno e outros pen-drivers).
3. "select disk ?" sendo ? a unidade de pen-drive que você visualizou.
4. Agora irá apagar todos os dados ao digitar: "clean"
5. O disco agora não tem mais nenhuma partição, vamos criar a partição digitando "create partition primary".
6. Digite "active", para tornar a partição bootável.
7. A partição marcada, não está formatada, então digite o comando para formatar: "format quick fs=fat32"
8. Digite "assign" para associar uma letra para a unidade para o programa reconhecer o disco e o espaço livre.
9. Tente novamente gravar a imagem.

Fizemos testes com 2 pen-drivers que estavam na mesma situação, e em ambos os casos, o procedimento resolveu o problema.

3 comentários:

Deixe seu comentário abaixo e curta Tutorial TI no facebook!