ADS

Destaques

Dicas para montar um computador como servidor sem monitor

Para montar um computador como servidor, algumas dicas triviais devem ser consideradas para que você não fique na mão, principalmente se o servidor estiver longe de você no momento em que mais precisa.

Os computadores domésticos, podem ser utilizados como servidor, mas geralmente são configurados para ser prático ao usuário que está presente sempre com monitor, teclado e mouse, mas quando resolvemos tirar monitor e teclado, e deixar só na energia e no cabo de rede, algumas coisas triviais fazem parar de funcionar, apenas porque ele estava preparado para usuário doméstico.

Um computador comum, que não é um servidor de fato, foi feito para ficar ligado somente enquanto houver um usuário utilizando, já um servidor, foi feito para ficar operacional automaticamente, sem usuário nenhum operando-o, servindo algum recurso, serviço, monitoramento, entre outras funções.


Um computador comum entra em standby, não liga sozinho na falta de energia elétrica, desliga após um tempo ocioso, e se desligar incorretamente, entra na tela de recuperação do Windows e não sai daquilo de forma alguma.

Em alguns casos há também computadores que na falta de teclado, é necessário pressionar F1 para continuar, mas pelo menos em computadores mais recentes, ele apenas emite o aviso, sem precisar digitar algo - que é óbvio para uma máquina sem teclado.

Veja algumas dicas para você montar um computador comum como servidor e evitar alguns problemas futuros:

Falhas Elétricas - BIOS

Por padrão, os computadores desktop de uso residenciais, são configurados para em caso de falta de energia elétrica, ao retornar a energia, permanece desligado. É possível alterar na configuração da BIOS para ele retornar ao último estado em que se encontrava, ou sempre ligar.

Geralmente sempre há um padrão: "Restore on AC power loss", com opções: "Always" - sempre ligar quando voltar a energia; "Power Off" - sempre desligar e "Last State" - se o computador estava ligado no momento da queda, volta a ligar, senão, mantém desligado.

Veja algumas imagens de várias versões de BIOS:







Falhas Elétricas - Tela de recuperação de inicialização do Windows automática

Após as configurações da BIOS, o Windows também inicia a recuperação de inicialização, que fica tentando recuperar a inicialização, mas trava na tela sem opção de retornar ao sistema, e se não tiver um monitor e teclado fácil em mãos, o computador nunca irá inicializar sozinho.


Você pode desativar o recurso de recuperação de inicialização do windows automatizado, usando os seguintes comandos:

Desativar a recuperação de inicialização:
bcdedit /set {default} bootstatuspolicy ignoreallfailures

Reativar a recuperação de inicialização:
bcdedit /set {default} bootstatuspolicy displayallfailures

Configurações de Energia do Windows

Por padrão nas versões do Windows para os usuários, o controle de energia sempre é otimizado para economia de energia, fazendo o computador desligar o monitor, discos rígidos, e outros recursos conforme o tempo de ociosidade, assim como também reduzir a frequência de processamento da CPU.

Acesso Remoto - RDP

Para acessar uma máquina remotamente, você precisa ter um usuário administrador com senha, e habilitar nas configurações avançadas. Por padrão, administradores já tem acesso a área de trabalho remota quando habilitado.


Firewall do Windows

Por mais que tenha habilitado os recursos necessários, e criado as senhas, se houver alguma alteração na rede, como troca de roteador, endereço IP, ou faixa de IP entregue pelo DHCP, o Firewall do Windows sempre irá marcar a nova rede como rede "Pública", e os serviços configurados e acesso remoto será bloqueado.

Crie uma regra para todos os tipos de rede com os itens necessários. Veja algumas portas:
3389 - Acesso remoto via RDP (O explicado acima)
80 - Interface Web (IIS - Servidor Web)
3128 - Proxy (Squid - filtro de Internet)
1433 - SQL Server (Banco de dados)
5432 - PostgreSQL (Banco de dados)
3306 - MySQL (Banco de dados)


Considerações finais

Importante lembrar que este tutorial é para configurar uma máquina para trabalhar como servidor, mesmo não sendo servidor de fato. Um computador que possui hardware de servidor, possui um hardware mais robusto que garante funcionalidade 24 horas, 365 dias por ano, trabalhando sem parar. Por isto servidores tem um custo muito maior que computadores comuns. Considere utilizar hardware de ponta para processos críticos e importantes.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário abaixo e curta Tutorial TI no facebook!