ADS

Destaques

Hexadecimais falam! Veja o que códigos dizem e nem percebemos como isto é cômico!


Sabe quando ocorre aquele erro em algum programa no computador, seja ele Apple, PC, ou até mesmo celular, e vem aquele código de erro 0xABC9123 e etc? Saiba que muitos deles não querem dizer absolutamente nada que se encontra em uma lista de códigos, se é que existe, muitos deles são apenas uma ilusão de que há um controle fiel do que aconteceu.



Porém, além de muitos não serem nada, existem alguns que até dizem alguma coisa, como no caso de atualizar um firmware errado de um SSD, o erro reportado é 0xDEADBEEF, que nada mais é, literalmente dizendo, "Dead Beef", ou "Algo deu errado na validação".

Veja uma lista de itens que você nunca imaginaria que isto poderia dizer bem na sua cara o erro, e você nunca percebeu:


0x0000000FF1CE("office") é utilizado na última parte dos códigos de produtos (GUID) dos componentes do Microsoft Office (visível no registro do Windows dentro da chave HKLM\SOFTWARE\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Uninstall).
0x00BAB10C("über (ooba) block") é usado como um número mágico para o "uberblock" do sistema ZFS.
0x8BADF00D("ate bad food") é utilizado pela Apple em relatórios de erros no iOS, quando um aplicativo demora muito para iniciar, terminar, ou responder a eventos do sistema.
0x1BADB002("1 bad boot"[2]) Cabeçalho de número mágico.
0x1CEB00DA("ice buddha") usado como identificação de arquivos IceBuddha.
0xB105F00D("BIOS food") é o valor de bytes encontrados em 4 registradores em processadores ARM.
0xB16B00B5("big boobs") foi utilizado por Microsoft's Hyper-V hypervisor e há propostas sugeridas para alterar para para 0x0DEFACED ("defaced").
0xBAAAAAAD("baaaaaad") é usado por exeções de erros no iOS da Apple.
0xBAADF00D("bad food") usado por Microsoft para indicar problemas na memória.
0xBAD22222("bad too repeatedly") é usado por exceções no iOS para indicar que uma aplicação VoIP foi finalizada porque ficava resumindo com frequencia.
0xBAADA555("bad ass"). Ainda desconhecido.
0xBADDCAFE("bad cafe") usado por Libumem para indicar área livre de memória.
0xC00010FF("cool off") usado por Apple iOS em relatórios de erros, por aplicações que foram fechadas por causa de eventos de temperatura.
C15C:0D06:F00D("cisco dog food") usado por Cisco no endereço www.cisco.com no "World IPv6 Day". "Dog food" se refere a Cisco comendo comida de cachorro com IPv6.
0xCAFEBABE("cafe babe") é usado por uma biblioteca libc chamada Plan 9's na posição de elementos na memória. Isto é usado também em outras bibliotecas e na programação Java para identificar arquivos class.
0xCAFED00D("cafe dude") é usado como um número mágico por Java para a compressão pack200.
0xCEFAEDFE("face feed") é usado por uma biblioteca "Mach-O" para identificar objetos de arquivos. Ao inverter as letras, forma-se FEEDFACE, "Feed Face".
0xD15EA5E("disease") é uma informação que indica um boot regular no Nintendo GameCube e consoles Wii.
0xDABBAD00("dabba doo") é um nome de um blog de segurança em computadores.
0xDEADBAAD("dead bad") é usado pela biblioteca libc do Android na função de "abort()" quando determinados problemas são encontrados.
0xDEADBABE("dead babe") usado por IBM Jikes RVM como uma verificação de dados.
0xDEADBEAF("dead beaf") usado em Jazz Jackrabbit 2. Outros arquivos também usam assinaturas 0xBABE ("babe"). Também usado em cabeçalhos de arquivos salvos em Halo Game Series.
deadbeef-dead-beef-dead-beef00000075("dead beef") é o GUID assinado para máquinas virtuais rodando sobre XenServer.
0xDEADBEEF("dead beef") é frequentemente utilizado para indicar um erro de software ou "deadlock" em sistemas embarcados. 0xDEADBEEF foi originalmente usado para marcar novas áreas de memória que não foram ainda inicializadas. Em "dumps" de memória, é fácil encontrar 0xDEADBEEF. Isto é usado por sistemas IBM RS/6000, Mac OS sobre processadores PowerPC de 32 bits, e Commodore Amiga como um valor mágico de depueração. No sistema Solaris da Sun Microsystems', isto marca áreas do kernel da memória. Em OpenVMS rodando sobre processadores Alpha, 0xDEADBEEF pode ser visto pressionando CTRL+T.
0xDEADC0DE("dead code") é usado no firmware de roteadores OpenWrt no final do arquivo estático de firmware.
0xDEADDEAD("dead dead") é usado na tela azul do Windows NT, quando conectado ao depurador de drivers ou pressionando determinadas configurações de teclas. Isto é visto frequentemente por desenvolvedores de drivers, quando é obtido o dump da memória RAM em sistemas baseados em Windows NT. Uma alternativa para 0xDEADDEAD também é 0x000000E2. Estes códigos também são vistos em Microsoft Developer Network.
0xDEADD00D("dead dude") é usado no Android na máquina virtual Dalvick para indicar uma parada de instância de virtualização.
0xDEADFA11("dead fall") é usado em relatórios de erros no iOS da Apple, quando o usuário força a sair de uma aplicação.
0xDEAD10CC("dead lock") utilizado em relatórios de erros no iOS da Apple, quando aplicativo trava um recurso de sistema quando está em background.
0xDEADFEED("dead feed") utilizado em relatórios de erros no iOS da Apple, quando um período de tempo é esgotado em um serviço.
0xDEFEC8ED("defecated") é um número mágico usado no dump do core do OpenSolaris.
0xE011CFD0é utilizado como número mágico para arquivos do Microsoft Office. Lendo ao contrário, le-se D0CF11E0, "docfile0".
face:b00c("facebook") é utilizado no endereçamento da URL www.v6.facebook.com.
0xFACEFEED("face feed") usado em servidores Alpha rodando Windows NT. A camada de abstração de hardware gera um erro quando encontra um problema de hardware.
0xFBADBEEF("bad beef") utilizado no WebKit para indiciar um erro irrecuperável como falta de memória.
0xFEE1DEAD("feel dead") é utilizado como número mágico ao reiniciar um sistema Linux.
0xFEEDBABE("feed babe") é usado como número mágico para indicar o início da descrição uma partição flash OpenRG.
0xFEEDFACECAFEBEEF("feed face cafe beef") é o número mágico usado para enviar a senha para recuperação em dispositivos e cartões da NXP.
0xFFBADD11("bad DLL"): Usado internamente pelo Windows para dizer um erro de DLL.
0x4B1D("forbid'den'") foi utilizado como um tipo de senha para desenvolvedores de consoles.
0xB000 0xDEAD("boo dead") é exibido em HP 9000 modelo 840 quando ocorre algum erro.

Veja mais em: 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário abaixo e curta Tutorial TI no facebook!