ADS

Destaques

O que é uma "Squad"?

Desenvolvimento

Uma "Squad", termo em inglês para "Pelotão" ou "Esquadrão", para a área de desenvolvimento de projetos de sistemas, significa um grupo dedicado para desenvolver um recurso ou solução para atender uma necessidade de um cliente, seja interno ou externo à organização.

Formada por uma equipe de 5 a no máximo 10 pessoas, sendo pessoas com formações multidisciplinares, assim conseguem avaliar e desenvolver, e entregar valor para o cliente.

O modelo de desenvolvimento em "Squad" foca na metodologia ágil de desenvolvimento: dividir o processo de desenvolvimento de sistemas em pequenas partes, realizando o desenvolvimento, testes funcionais, e realizando assim a entrega ao cliente, conforme a necessidade do mesmo.

Algumas Squads trabalham de forma contínua, por atender demandas dos clientes que vivem em constante mudança para as estratégias da organização como um todo.

Dentro de uma "Squad" é comum termos programadores, desenvolvedores, assim como pessoas que entendem da regra de negócio na empresa, como também o próprio cliente, que acompanha o processo de evolução a cada entrega.

A equipe de trabalho tem sua autonomia para conseguir gerenciar seus projetos da forma desejada de forma mais simples e ágil, dividindo as tarefas em "histórias" (ou Sprints).

Quando o cliente não participa diretamente da squad, temos o "Product Owner", que é o "Dono do Produto", pessoa responsável em entender toda a necessidade do cliente, do produto em si, e de manter a equipe de desenvolvimento focada no exato elemento para atender a necessidade do cliente final.

A cada entrega, é comum que a passagem dos elementos desenvolvidos pela equipe de projetos se encarregue de produzir uma documentação, ou uma documentação com as últimas implementações acumuladas, realizando a passagem de conhecimento para outros times, como a de sustentação dos projetos.

O time de sustentação atua como uma base de manter as entregas funcionando "como foram entregues", analisando erros pontuais de desenvolvimento, com mínimas correções com foco em não alterar a regra atualmente implantada. Por isso a passagem de conhecimento é essencial para que os times consigam trabalhar, desenvolver, e manter.

A "Squad" geralmente trabalha em modelo de desenvolvimento ágil, gerido por times de gestão de projetos baseados no método Scrum, mas a área de sustentação está mais ligada a área de suporte ao usuário, e então se baseia mais na metodologia ITIL de atendimento aos serviços e incidentes, com prazos de atendimento e suporte para cada item conforme seus níveis de severidade para a organização.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário abaixo e curta Tutorial TI no facebook!