ADS

Destaques

Virtualização

Um sistema de virtualização, já quer dizer no nome, que significa uma coisa virtual, ou seja, que não exista fisicamente. Isto é o que está acontecendo no mundo, muitas empresas devido a crise, tem apostado neste novo recurso, devido a possível unificação de 10 máquinas ou mais em apenas 1 ou 2 máquinas físicas, isto quer dizer, que você pode rodar windows, linux, sistemas de impressão, aplicativos, entre outros, em várias máquinas que pensam que estão em uma única só, mas está na realidade, sendo virtualizada.


A camada de virtualização, disponíveis na maioria dos processadores atuais, permite com que você utilize recursos reais para serem emulados dentro de outra máquina, dentro de sua máquina, dentro de seu sistema operacional, ou um sistema operacional específico para virtualização.
Eu utilizo muito a solução da Microsoft, onde é possível combinar várias máquinas em uma única, o Virtual Server 2005, tem uma interface para configuração das máquinas virutais através de browser, e o controle das máquinas virtuais são feitas através de um protocolo similar ao VNC, chamado de VMRC, onde oferece melhores recursos de interação direta à máquina virtual, oferecendo maior velocidade na transação e acesso ao console.
Apesar de controlar a máquina virtual através da internet seja difícil, é possível você utilizar recursos como RDP ou externos como o site LogMeIn.com, que oferece um recurso de instalar um aplicativo que se conecta através de várias portas, até conseguir acesso aos servidores do logmein, onde, você entrando com seu nome de usuário e senha, você já tem acesso as máquinas virtuais ou máquinas físicas suas em modo console.
Existem outros sistemas de virtualização também muito excelentes, como o VMWare, Plesk Virtuozzo, Virtual Server, Hyper-V, Oracle VM, Sun xVM VirtualBox (OpenSource), VirtualPC, etc.
VirtualPC oferece recursos semelhantes ao Virtual Server, porém, possui a dependência de mantê-lo aberto em seu computador, como o VirtualBox da Sun, onde se você fechar a janela, ele pede para desligar o computador.
Já nos outros, o comum é ao fechar a janela, ele continuar rodando secretamente apenas dentro do processador e memória, sem ser visível ao sistema operacional aparentemente, apesar de estar utilizando recursos e memória juntamente com o sistema operacional.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário abaixo e curta Tutorial TI no facebook!