ADS

Destaques

SOPA no Brasil: Lei por deputado Walter Feldman


Esta é a foto do excelentíssimo Sr. Deputado Walter Feldman, que esta semana idealizou a internacional arquivada lei do SOPA para o Brasil.

Como já vimos no mês passado, o início do projeto de lei formulada nos Estados Unidos, fez com que o famoso site de compartilhamento de arquivos entre usuários Megaupload fosse retirado do ar pelo órgão do FBI.

Apesar de toda a política de pirataria, existiam muitos usuários que tinham contas no site, e utilizavam realmente para propósitos corretos, enviando arquivos grandes através da rede para outros usuários, assim como cantores e artistas que fizeram um vídeo logo após o fechamento do site, dizendo que gostavam e usavam o Megaupload, dias depois retirado do site pela gravadora (postado por outros usuários).





Não adianta Sr. Walter Feldman querer tentar parar a internet, já que há várias formas de conseguir sucesso em acesso em qualquer site bloqueado no país, assim como na China.

Na china, os usuários mais veteranos, utilizam redes peer-to-peer para conseguir entrar em sites bloqueados pelo governo local.

A rede peer-to-peer funciona de forma descentralizada, não utilizando algum servidor central para distribuir um determinado conteúdo, ou seja, tirar um site do ar, não seria tão fácil assim.

Uma das mais conhecidas redes P2P (peer-to-peer) para navegação à internet, é a rede TOR (link aqui), do qual permite que o usuário acesse o conteúdo que esteja bloqueado em seu próprio país.

Apesar da rede P2P ainda ser considerada lenta para os padrões de internet atualmente, porém com projetos Lei como estes, tende a crescer e muito, pois quanto mais usuários conectados à rede P2P, mais rápida ela será, e este é o principal gargalo.

Bloquear a internet e a liberdade de expressão das pessoas? Solução: Corte o cabo.

Um comentário:

  1. O mesmo retirou o projeto Lei da câmara enviando um comunicado assinado para a presidência da república, confirmando o cancelamento do envio da proposta. O projeto Lei não chegou a ser votado pelos deputados na câmara.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário abaixo e curta Tutorial TI no facebook!