ADS

Destaques

Conheça o melhor anti-vírus do mundo

Todos sabemos que os programas de anti-vírus são conhecidos por utilizar praticamente toda a capacidade computacional de um sistema operacional, tornando-o lento demais para qualquer outra atividade.

Isto acontece devido ao processo de checagem linha por linha de tudo que é carregado baseando-se em uma estrutura de busca de vírus que nem sempre encontra um vírus.

Antes de saber o que é um bom anti-vírus, temos que conhecer o que é um vírus.

Vírus de computador é todo programa do qual tem o intuito de realizar alguma atividade que o usuário proprietário do sistema computacional tem desconhecimento, ou seja, o mesmo não sabe que o computador está sendo utilizado para alguma outra finalidade senão o que ele estava pensando.

Uma das maneiras mais fáceis de detectar se seu computador tem um vírus ou não:

1. Feche o navegador de internet, e aplicativos que você saiba que utiliza a internet.
2. Verifique se no seu roteador, há atividade de rede.
3. Se houver, verifique se há algum programa baixando atualizações.
4. Se continua a atividade, tente reiniciar o computador.
5. Sem abrir nenhum programa (ou se algum abrir, procure fechá-lo), verifique se ainda há atividade de rede.

Se depois de tudo isto, ainda tiver uso de internet, as chances de seu computador possuir um vírus que se conecta remotamente é muito grande.

Isto é apenas uma parte de vários tipos de vírus, já que temos keyloggers, screenloggers, entre outros, mas os mais perigosos são os que roubam dados e os expõem na internet, que justamente são estes que entregam senhas de bancos e outras informações para criminosos na internet (um programador de um sistema malicioso (vírus) não iria perder tempo em programar um programa para perder o controle do mesmo, não acha?).

Se seu computador não possui atividade de rede, parabéns, você utiliza o melhor anti-vírus do mundo: Você mesmo!

Antes de tudo, todos os programas e sistemas que prometem a remoção de vírus, possuem um grupo que fica o dia inteiro navegando na internet procurando programas maliciosos e assim preenchendo a base de dados de hash de vírus.

Esta base contém uma identificação de cada código executável e o anti-vírus realiza a comparação se há algum trecho semelhante no sistema, mas se o vírus acabou de aparecer na rede, milhões de pessoas podem ser infectadas sem saber até que a atualização do anti-vírus esteja atualizada.

O melhor anti-vírus do mundo deve ser dotado de inteligência artificial, ou seja, ainda não existe nada do tipo afinal um software é construído no propósito de alguma atividade ser executada, e no caso do vírus, o sistema não poderia saber se o usuário quer que o sistema faça aquilo ou não.

Para ter um computador rápido, por incrível que pareça: Remova seu anti-vírus. Você irá notar um ganho de  até 70% no desempenho de seu computador e terá até mais memória disponível, mas isto deve ser feito com cautela.

Vírus poderão entrar mais facilmente em seu computador, então siga as medias à seguir:

1. Use apenas software original e exija o selo de autenticidade.
2. Não abra links suspeitos em e-mails mesmo que sejam de pessoas confiáveis.
3. Evite o uso de pen-drivers e caso utilize, procure usar apenas o Windows Explorer, na navegação por pastas para acessar os diretórios de um pen-drive. Evite clicar duas vezes em ícones suspeitos pois podem ser programas disfarçados de itens inofensivos, como até mesmo outras pastas.
4. Procure baixar novos softwares apenas do site do fabricante. Evite sites que disponibilizam inúmeros programas para download, pois são muito chamativos e atraentes, mas nem sempre um programa faz o que promete, deixando sempre sujeira no registro do windows, e até mesmo pode haver código malicioso escondido sem mesmo que os softwares anti-vírus destes sites detecte. (Eles apenas checam com anti-vírus os softwares nos sites).
5. Se sentir falta de algum software, não procure na internet para baixar e ter ele funcionando, procure alternativas online, como por exemplo:


1. Baixar vídeo do youtube: http://www.keepvid.com/ - Baixa qualquer vídeo do youtube sem depender do usuário baixar nenhum programa.
2. Pegar um áudio de um clipe do youtube: http://www.flv2mp3.com/ - Converte o vídeo em áudio automaticamente no navegador do cliente.
3. Editar planilhas eletrônicas, apresentações de slides, currículos: http://docs.google.com - O Google Docs é compatível com os mais diversos tipos de documentos e permite além de edição, o compartilhamento em tempo real com seus amigos (letra por letra do que é digitado).
4. Criar um clipe de vídeo: http://www.youtube.com/ - Youtube atualmente possui um editor de vídeos para os vídeos que foram enviados. Experimente!
5. Edição de fotos: http://plus.google.com - Se você enviar fotos para o Google +, existem opções de edição de imagens incorporadas.


Um comentário:

  1. gostei demais,,obrigado por ensinar tantas coisas importantes,,e de graça,,!!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário abaixo e curta Tutorial TI no facebook!