ADS

Destaques

Alta atividade de disco rígido e CPU quando ocioso

Quando seu computador fica ocioso por mais de 20 minutos e você repara alto uso de disco rígido e talvez até de CPU (percebendo aceleração dos ventiladores internos do gabinete), pode ser sinal de vírus, mas, e se seu computador é novo e não instalou nenhum programa?

Isto é simples de responder, pode ser o serviço do Windows Defender que encontra-se ativo.

Isto mesmo, existe uma versão que acompanha todos os sistemas Windows desde o Windows Vista e que fica realizando o trabalho convencional de desfragmentar seu disco e encontrar softwares maliciosos e movendo-os para quarentena.



Riscos ao desativar o Windows Defender

- Não é bom desativar o Windows Defender, mas se você já tem outro software anti-vírus ou tem uma política de utilização de seu computador que restringe a instalação de programas e execução não autorizada de softwares, você poderá desativar sem maiores problemas.

- No caso de servidores, talvez desativar seja necessário para aumentar o desempenho do servidor, haja visto que no console ninguém o utiliza e o Windows Defender ficaria sendo executado sempre. (Exceto em caso de uso do Windows Server).

Identificando o que realmente utiliza seu disco

Tente deixar seu monitor de recursos (acessível pelo gerenciador de tarefas ou no menu iniciar pelo nome "Monitor de Recursos") já previamente aberto e na aba "Disco", e aguarde seu computador ficar ocioso. Quando perceber a atividade intensa do HD, verifique o que mais utiliza o tráfego de dados do disco rígido. 

Se for o Windows Defender, irá aparecer o serviço "svchost.exe (secsvcs)". Também pode aparecer o serviço "svchost.exe (defrag)", o mesmo é chamado pelo Windows Defender para caso de mover fisicamente os arquivos em quarentena para outro lugar no disco.

Desativar o serviço

1. No menu iniciar digite "services.msc" e procure na lista de serviços o "Windows Defender". Verá que o caminho do executável é "C:\Windows\System32\svchost.exe -k secsvcs", sendo C o seu disco com o sistema operacional.
2. Clique duas vezes sobre o item e selecione "Tipo de inicialização" como desativado.
3. Pode parar imediatamente o serviço clicando em "Parar".
4. Clique em OK e pode fechar a lista de serviços.

Pronto, agora seu computador não terá alto uso de disco rígido quando ocioso.
Computador bom não é um computador cheio de programas e processos rodando, computador bom é um computador que responde aos seus comandos.

Caso a atividade de disco ainda esteja sendo alta durante o período ocioso, há indícios então que sejam programas maliciosos em seu computador. Procure assim que possível fazer o backup de seu computador e providenciar a reinstalação de fábrica (formatação).

Um comentário:

  1. Essa dica salvou minha placa de vídeo de 400 dollar.
    Toda vez q meu pc fica ocioso. Em menos de 20 minutos a temperatura da minha placa subia ao extremo.
    Dae vi essa dica e resolvi exclui a partição da unidade c. Criei outra e formatei.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário abaixo e curta Tutorial TI no facebook!