ADS

Destaques

Revolução Tecnológica - Tendências de Futuro

Antes quando queríamos acessar alguma informação, éramos obrigados ir pessoalmente para outros lugares físicos para ter esta informação.

O contato físico era mais presente entre as pessoas e era difícil alguém que desconfiasse de alguém.

Quando foi a época da popularização dos computadores no Brasil, em meados de 1995 à 1999, as crianças de todas as idades queriam ficar horas e horas na frente dos computadores, brincando e explorando novas atividades, mesmo sem internet.



Não se ouvia falar em rede social, mas todos queriam ter um site na internet e mostrar para seus amigos que era o tal, esta era a façanha da época, fora os jogos de computador comprados em bancas de revistas, a maioria baseados em CD-ROM, que funcionava dando boot no computador.

Quantas não foram os dias que o meu próprio computador quando criança não iniciava o Windows mas inseria um CD de jogo para ao menos usar o computador, e, tudo sem internet.

Há poucos anos atrás, as crianças brincavam mais nas ruas, conversavam mais com as outras, e marcavam para se encontrar em outros lugares fora da escola para fazer outras atividades. Era comum se esbarrar em alguma criança na rua.

Hoje, o cenário mudou totalmente, ao ponto de vermos crianças que não querem nem saber de computador ou celular sem internet. Se tornaram solitárias, e sem internet entram até em depressão. Não conseguem ficar sem twitter, facebook, ou qualquer que seja a rede social.

A grande realidade é que a Internet fez o mundo ser pequeno, bem pequeno, e a alta velocidade e disponibilidade de conexão, fez os usuários ficaram cada vez menos conectados entre si (sério!).

Sabe aquele paradigma: Se está fácil, você não quer? Todo o planeta Terra nas suas mãos, e daí? É esta a questão que temos atualmente, todos estão na Internet, conectados com todo o planeta Terra, mas a realidade é que fisicamente, isolaram-se de todos.

Antes todos acessavam a Internet usando apelidos, que ótimo para a segurança não é mesmo? Hoje todos usam seu próprio nome e arrisca ainda levar processo se caso utilizar um nome falso na rede. Atualmente a coisa está tão séria que uma simples brincadeira pode te levar para a cadeia.

No Brasil, vemos que nas cidades do interior, onde alguns anos atrás crianças brincavam em parques, hoje abandonados; e crianças de poucos anos de idade lidando com celulares touch melhores que os adultos.

Gastando seu tempo precioso de sua infância presos em seus quartos e no Google para fazer aquela pesquisa rápida para fazer seu trabalho escolar em 5 minutos e ter todo o restante do tempo para jogar online ou ficar vendo a timeline do facebook.

A tendência é o Brasil ser cada vez mais solitário, as pessoas cada vez mais apreensivas para conhecer outras pessoas, e a massificação da utilização de redes sociais de relacionamento.

Assim como na China, onde a questão tecnológica entre as pessoas está bem evoluída, existem pessoas também que se oferecem para companhia em troca de dinheiro, provando que a tendência da solidão em uma rede conectada e disponível afasta as pessoas ao invés de conectá-las.

Ninguém vai entrar no facebook e dizer bom dia para todos os que estão online, uma porque nem todos estão disponíveis para conversar (e, nem sabemos quando estão), mas se você encontra alguém na padaria, sua primeira reação será dizer "bom dia".

A Internet ao invés de conectar as pessoas, de fato tem afastado cada vez mais, e trazido solidão em alguns países. A velocidade e tecnologias fazem o planeta Terra estar em suas mãos, mas acaba se tornando pequeno e esgotável.

A tendência acima deste indício, é estarmos conectados de tal forma à internet através das coisas (Internet of Things ou IoT), perca total da privacidade, esgotar os recursos de desejo e atração das pessoas para um ou determinados itens devido a falta de dificuldade em acessá-lo e a dificuldade em encontrar a pessoa ideal para um relacionamento.

Tudo o que poderia fazer um ser humano feliz atualmente, está sendo sugada pelo tempo, a ultra conectividade pode fazer de nós outros seres humanos no futuro, só não espero que viremos recursos computacionais para sistemas de Inteligência Artificial.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário abaixo e curta Tutorial TI no facebook!