ADS

Destaques

Bitcoin, o colapso da moeda

Bitcoin pode estar chegando ao fim. Como assim? Construída sobre uma rede distribuída de computadores, utilizando tecnologia blockchain para gravar transferências de moedas entre carteiras, a rede vem ganhando adeptos dia após dia, porém, com a grande crescente demanda de pessoas entrantes, e novas transações sendo geradas, e com um bloco de transações tão pequenos, transferir dinheiro de uma carteira para outra, pode levar horas, ou até dias.

Recentemente o patch que ajustava para aumentar o bloco de transações foi adiado, devido a baixa adaptação pela comunidade, com menos de 30% de adeptos.



O patch chamado SegWit2x eleva de 1MB o tamanho do bloco de transações atuais para 2MB, duplicando a capacidade da rede, porém devido a uma implementação da Lightning Network na LTC, a comunidade espera que este ajuste não seja necessário.

As transações de Bitcoin já acumulam milhares de transações, agora neste momento, há 45 mil transações pendentes de confirmação, e o tempo de 1 transação ser confirmada (realização do pagamento) pode levar horas. São processadas pela rede, apenas 3 transações por segundo. Há cenários que ficam pendentes mais de 150 mil transações.

blockchain.info exibe informações em tempo real das transações confirmadas e pendentes.

Para ter uma ideia, a operadora de cartões VISA consegue processar 2000 transações por segundo, algo muito superior que atualmente a rede Bitcoin suporta. Mesmo que dobre o bloco, ainda estaria muito longe de ser utilizada para por exemplo, pagamentos comuns como cartões de débito ou de crédito.

Operar Bitcoin desta forma, estaria mais próxima a operar Ouro, Prata, onde você não consegue comprar e vender em qualquer lugar.

Ao contrário do que aconteceu com Bitcoin, onde menos de 30% aceitaram o aumento do bloco, na comunidade LTC, a adoção por aumentar o bloco foi de 99%, e também conta com a tecnologia Lightning Network, que é tipo uma mini blockchain para processar vários pares pequenos, e então envia o segmento inteiro para ser confirmado ao blockchain real, acelerando as transações.

Talvez o motivo da rede Bitcoin não ter aceitado a alteração, é que atualmente o processo de mineração não ocorrem mais em computadores e placas de vídeo. A principal parte da operação de confirmação das transações são feitas por mineradores que operam com tecnologia ASIC, comprando equipamentos com plataforma fechada, que não permite uma atualização de software com facilidade.

Outra ideia envolvida também é que estes mineradores não estão dispostos a investir mais dinheiro em equipamentos novos, porque atualmente a dificuldade da rede está muito maior do que antigamente.

Quando as primeiras máquinas com processadores ASIC surgiram, conseguiam fazer 65 GH/s (GigaHashes por segundo) e poderia ganhar em torno de 15 BTC. Atualmente, o ganho é de 0.0007 BTC com a mesma capacidade de processamento, ou seja, absolutamente nada.

Quanto mais rápida for a rede, a dificuldade aumenta, e maior precisa ser o investimento para ampliar os ganhos. Na hora que criarem um novo hardware capaz de minerar na casa de TH/s, novamente os mineradores passarão a ganhar mais BTC, mas ao ficar popular, a dificuldade da rede aumenta, e novamente os ganhos da mineração caem.

A aceitação e adoção pela LTC, ainda ocorre porque ainda há como utilizar placas de vídeo e GPUs para a mineração, pois utilizam um algorítimo de validação das transações que processadores ASIC não são capazes de processar.

Há muitos investidores envolvidos na rede Bitcoin, e estes investidores fazem com que toda alteração da rede seja vista com maus olhos e rejeitam qualquer alteração e/ou modificação, com o risco de perderem o capital investido em equipamentos e/ou investimentos na moeda em si.

Se os investidores por detrás de Bitcoin continuarem a agir desta forma, veremos em breve a queda da Bitcoin por falta de escalabilidade essencial para que esta possa continuar trabalhando e superando suas altas dia após dia.

Transações não confirmadas na rede Bitcoin em tempo real:
https://blockchain.info/pt/unconfirmed-transactions

Escalabilidade do bitcoin
https://en.bitcoin.it/wiki/Scalability

Mais informações sobre Lightning Network nos links:
https://guiadobitcoin.com.br/saiba-o-que-e-a-lightning-network-e-como-ela-resolvera-o-problema-de-escalabilidade-do-bitcoin/
https://portaldobitcoin.com/lightning-network-agora-da-suporte-transacoes-entre-blockchains/

Nenhum comentário

Deixe seu comentário abaixo e curta Tutorial TI no facebook!