ADS

Destaques

Como trabalhar em equipe em um mundo de micro serviços?

Trabalhar em equipe é uma tarefa essencial nos dias atuais, onde os sistemas complexos dominam a área de tecnologia em grandes empresas, no qual pequenas equipes são responsáveis apenas por uma parte do sistema como um todo, pois em determinadas ocasiões, seria impossível a gerência e administração de forma centralizada de tudo.



Então o trabalho em equipe, a cada dia tem sido obrigatório para que grandes empresas alcancem de fato seus objetos, e casos de sucesso com seus clientes, prestação de serviços, transparência em informações para clientes, acionistas, governo, entre outras finalidades.

Estar a frente de concorrentes, também é um fator primordial, e se a equipe de tecnologia da informação não consegue evoluir junto, crescendo de forma escalonável, há grandes percas.

Vemos recentemente o caso do Facebook, que possui a maior rede social do mundo atualmente, mas responsável em deixar vazar informações confidenciais de usuários para outras empresas, sem o pleno consentimento destas informações para seus usuários.

E agora, semanas após semanas, novas falhas de segurança como armazenar arbitrariamente senhas de usuários sem criptografia e/ou expondo estes dados para funcionários; ou pedir a senha da sua conta de e-mail para confirmar seu perfil, deixando outras opções escondidas no link "Precisa de ajuda?", fazem levar a credibilidade desta empresa para baixo pelos usuários.

A rede, por sua vez, está em declínio aqui no Brasil, onde vemos que cada vez menos usuários acessam a rede para realizar outras atividades, bem como assistir a séries no Netflix, ou vídeos no Youtube, que continuam em ascensão diária, contudo, se as empresas provedoras de internet do Brasil conseguirem implantar a franquia de internet fixa, estes canais poderão ser também abalados.

Voltando o foco das equipes, entender trabalhar em conjunto é cada dia mais essencial, sendo impossível trabalhar sozinho; no máximo, uma atuação isolada, é lendo manuais e documentações de integrações do sistema existente, construindo e/ou desenvolvendo algo isolado, como um micro serviço.

Micro serviços estão em alta, já que requer pouco esforço, podendo distribuir isto para várias pessoas ao mesmo tempo, cada uma responsável por uma pequena parte; e geralmente estes serviços são todos voltados para desenvolvimento de APIs de integração (SOAP ou REST); que no fim de tudo, concentrar-se a um sistema maior; que também poderão ter centenas de outras pessoas.

Coletar evidências de teste, performance, são essenciais para um projeto de sucesso, defender o seu desenvolvimento, mas tendo um espirito de união entre as equipes buscando um objetivo final, que é o foco final do projeto como um todo.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário abaixo e curta Tutorial TI no facebook!