ADS

Destaques

Como realizar a limpeza em seu celular?

Celular

Realizar a limpeza do seu celular para deixá-lo com mais espaço e, inclusive mais rápido, é essencial. Formatar ao padrão de fábrica pode ajudar, mas isto lhe fará perder tokens de bancos associados no dispositivo, todavia, é uma boa opção se quiser algo rápido e não se importa em ter que reativar os tokens rapidamente em outro lugar.

Mas como realizar a limpeza do seu celular sem realizar a formatação que lhe faça ir de forma obrigatória para o caixa eletrônico mais próximo e reativar seus tokens?

No celular, veja algumas opções como em configurações > Assistência do aparelho

 

Este elemento pode informar como está o estado geral do seu dispositivo, e se ele estiver sem espaço, você também pode conferir rapidamente.

 

Há apenas 1,3 GB de espaço disponível neste exemplo, de um total de 64 GB. Mas o que mais consome espaço neste caso são os aplicativos, com 20,9 GB e em seguida os vídeos, com 11,9 GB.

Ou seja, desinstalar aplicativos não essenciais, pode lhe trazer uma boa economia de espaço, e salvar seus vídeos importantes em seu computador pessoal, pode lhe ajudar a ter mais espaço disponível para novas fotos e vídeos de momentos importantes. Ao clicar em aplicativos, aparecerá os aplicativos menos utilizados. Selecione todos e remova todos de uma só vez.

 

Abri no computador e ver os arquivos também é importante, já que talvez nem tudo apareça de forma fácil no celular. Salvar todas as fotos e vídeos da câmera para seu computador, é uma tarefa importante principalmente para não perder informações importantes e de dias incríveis caso perca o seu celular.


Só com a remoção de alguns aplicativos, aumentou o espaço livre para 2,3 GB.

O Google oferece salvar fotos e vídeos no Google Drive de forma gratuita porém reduzindo a qualidade das fotos e vídeos. No geral até que tem boa qualidade para visualizar depois, mas se for querer revelar ou imprimir, o melhor é sempre ter a original.


Veja os arquivos do seu celular e transfira para seu computador, assim ganhará espaço e velocidade.

Mas por qual motivo ganhará velocidade no aparelho? No momento que o seu celular consome toda a memória RAM para abrir aplicativos, ele precisa passar parte deste conteúdo para uma memória salva em disco, chamada de "swap". Quanto mais espaço livre houver, mais células de armazenamento estão disponíveis e com isso aumenta também a velocidade. Quanto menos células houverem disponíveis, a degradação de performance é maior, porque é mais fácil buscar milhares de células livres em vários espaços livres, do que pequenas células espalhadas em lugares onde já possuem dados.

A forma com que os dados são gravados em chips flash, exigem em algum momentos a regravação de dados em blocos, ou seja, se for gravar milhares de arquivos pequenos, a controladora é obrigada a ler outras áreas, e regravar o bloco inteiro em conjunto. Portanto, salvar novos blocos sem necessitar a reescrita do bloco, é mais rápido, e por isto, ter pelo menos 10% de espaço livre é essencial para o seu celular funcionar melhor.


Com a transferência de todos os arquivos da câmera, agora o celular possui 8 GB de espaço livre, mas ainda há 6,5 GB de dados de vídeos. Estes arquivos podem ter sido trazidos por download, ou mesmo por algum outro aplicativo como Telegram, WhatsApp, ou até mesmo outros aplicativos.

Vale lembrar que vídeos e músicas baixados de aplicativos como Netflix, Prime Vídeo, ou outros semelhantes, são considerados dados de "Aplicações" já que os mesmos transferem os dados criptografados que são utilizados apenas pelo próprio aplicativo, e é inútil para demais aplicações.

Eles fazem isto justamente para evitar problemas de copyright, assim como manter estatísticas de quantas vezes o usuário assistiu, e quais as partes mais assistiu. Para estas empresas as estatísticas valem mais do que a sua assinatura em si.

Na mesma pasta onde ficam as mídias "DCIM" também tem outros diretórios que podem ser usados por outros aplicativos, e podem ter também vídeos.

Mas o que vemos é que existem muitos vídeos do WhatsApp, que são aqueles gifs animados, como por exemplo:


São tantas imagens que ocupam nada mais, nada menos que 3,29 GB, o mesmo espaço de um HD em um computador dos anos 1999 apenas com vídeos "lixo".


Cuidado para não apagar a pasta "Databases", pois aí está todo o histórico de mensagens do WhatsApp da sua conta, e geralmente este arquivo só armazena textos de uma forma que só o aplicativo do WhatsApp consegue interpretar. É este arquivo que é também sincronizado com o backup quando esta opção está ativada.


As fotos e vídeos também entram no backup por padrão, e mesmo que apague os vídeos e fotos, eles podem voltar aparecer caso faça a recuperação.


De nada adianta apagar os vídeos, se os mesmos estão inclusos no backup. Desative esta opção caso receba muitos vídeos de "bom dia" de amigos constantemente.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário abaixo e curta Tutorial TI no facebook!