ADS

Destaques

Matemática com string do SQL Server 2008

Bom, depois de muito tempo sem uma postagem, estou aqui de volta trazendo algumas dicas avançadas de SQL.
Hoje no meu serviço, me deparei com uma situação da qual a linguagem de programação estava sendo ineficaz para realizar um cálculo matemático de CPC (Custo por Clique), já que possui várias combinações como visualizações dos anúncios versus cliques obtidos. Percebi então que o processo estava demorado com simples 5 anúncios cadastrados (vistos mais de 10 mil vezes cada um). Então decidi pensar e apesar de não confiar muito nos resultados que o SQL Server traz, resolvi tentar. E qual foi o resultado? Fantástico. E muito simples de ser realizado.


Supondo duas tabelas, a Publicidade_Visualização (id pk,campanha int fk, anúncio int fk,visualização datetime,url varchar, etc) e outra Publicidade_Cliques com campos semelhantes.

Agora, a linha que salvou o meu dia foi:
"SELECT ( SELECT COUNT(id) FROM Publicidade_Cliques where anúncio = [=id] ) / (SELECT COUNT(id) FROM Publicidade_Visualizações where anúncio = [=id] ) * 100"
Sendo que [=id] é igual à variável do anúncio que deseja obter a quantidade percentual de resultados.

Pronto, esta foi a linha que realizou o processamento praticamente 90% mais rápido na página, abrindo quase instantaneamente para várias consultas como esta (para cada registro em outra consulta).

Com a porcentagem em mãos, é possível realizar o cálculo do CPC de forma fácil. Basta calcular o valor bruto do anúncio dividindo por 100 e multiplicando pela porcentagem desejada para saber realmente quanto custou cada clique. (1000 views, 10 cliques (1%). Valor anúncio: R$ 10,00 / 100 = R$ 0,10 * 10 cliques = R$ 1,00.)

Nenhum comentário

Deixe seu comentário abaixo e curta Tutorial TI no facebook!